" A NOSSA ESCOLA REALMENTE FAZ A DIFERENÇA "

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

VI Canta e Dança - CERIMONIAL

CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
    A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
      O dia 20 de novembro serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Essa data, no entanto serve como alerta, acerca dos problemas que afetam o cotidiano dos negros ainda hoje, mais de um século depois da abolição da escravatura. É uma data, portanto, para a reflexão de todos brasileiros. Durante o período da escravidão os negros sofreram inúmeras injustiças. E às custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido o que havia no Brasil daquela época. Veio a abolição, e os negros, contudo, continuam em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades.  O Brasil, ainda não conseguiusaldar a dívida histórica com os descendentes dos homens e mulheres africanos feitos cativos ao longo de mais de três séculos. Isto porque, aos escravos libertos naquela ocasião, assim como a seus descendentes, não foram asseguradas garantias que os livrassem das amarras econômicas, sociais e políticas que continuam a caracterizar a existência de negras e negros brasileiros até hoje.

            Agora convido todos vocês a ficarem de pé para cantarmos o Hino Nacional
      

Januária é um município brasileiro do estado de Minas Gerais localizada ao lado esquerdo do rio São Francisco. Conta com uma população de cerca de 67.800  habitantes, sendo a 3º em população geral do Norte de Minas, sendo também a 54º maior do estado. Sua economia concentra-se na agricultura, pecuária e nos serviços gerais. Januária é uma das principais cidades do Norte de Minas, sendo cidade-polo da microrregião do alto médio São Francisco.
            O artesanato da região é passado de geração em geração como forma de  sobrevivência. De origem indígena, tem características primitivas, conservando sua forma pura. A matéria-prima utilizada é extraída da natureza. São utilizados barro, fibras vegetais, madeira, flandres ou folhade zincocouroalgodão. O artesanato pode ser encontrado na Casa do Artesão,Casa da Memória,Centro de Artesanato e Mercado Municipal.
            A culinária regional apresenta vários pratos saborosos, como o arroz com pequi, carne de sol, moquecas de surubim, pão de queijo, angu com quiabo, paçoca, galinha ao molho pardo, feijão tropeiro com torresmo, beiju, rapadura, panelada, picado de arroz, dourado assado, vários pratos feitos com o tradicional surubim do Rio São Francisco, e ainda saborosas frutas do cerrado, como umbu, pinha, tamarindo, fruta do conde, coquinho, cagaita, caju, cajuí, maxixe, cabeça-de-nego, buriti, babaçu, fava-d’anta, jenipapo, anajá, banana-caturra, utilizados na produção artesanal de sucos, licores e doces.
            O folclore de Januária é bastante expressivo, e muitas das expressões folclóricas continuam puras, preservadas de influência externa.


            Nesse sentido, iremos prestigiar nesse momento a apresentação dos alunos Elison, Nilson, Jenifer e Keila com a coordenação da intérprete Andressa.



ALEGRE ESCOLA
            A professora Raimunda que leciona nos anos iniciais, teve a ideia de fazer uma música que homenageasse a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva e o Povoado do Alegre. Assim sendo, procurou o diretor Odair Nunes de Almeida, que fez um levantamento da história da escola e comunidade que em seguida foi repassado para o músico Choquito para elaborar a letra. Os músicos Wilian e Mailson elaboraram o arranjo e harmonia da música.
            Convidamos, agora, as alunas da Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva dos Anos Finais para cantar e dançar, a música "Alegre Escola" com a coordenação da professora Thaisa.

PUXADA DE REDE
A Puxada de Rede era a atividade pesqueira dos negros recém-libertos, que encontraram na pesca uma forma de sobreviverem.A puxada da rede era acompanhada de cânticos na maioria em ritmo triste que representavam o labor e a dificuldade da vida daqueles que tiram o seu sustento do mar ou rio. 
Além dos cânticos, os atabaques e as batidas sincronizadas dos pés davam o ritmo para que os homens não desanimassem e continuassem a puxar a enorme rede, o que paradoxalmente dava um ar de ritual e beleza àquela atividade. Quando enfim terminavam de puxar a rede, eram entoados cânticos em agradecimento à pescaria e o peixe era partilhado entre os pescadores.

            Convidamos, nesse momento, os alunos do 3° ano do Ensino Médio para a apresentação da Puxada de Rede com a coordenação dos professores Glauciana e Marlúcio.



FARINHADA
A MúsicaFARINHADA, foi gravada por Luiz Gonzaga, em 1982, no LP "Eterno Cantador”. Cantor e compositor, Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião” gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções. 
Esta dança representa o fato social da Farinhada, onde as pessoas das comunidades se reuniam nos engenhos próximos para fazer a farinha e seus derivados.
Essa toada fala de uma alimentação básica do caboclo, a farinha de mandioca e dos namoros que aconteciam nesses momentos de encontro, onde toda a comunidade se reunia pra processar a mandioca. Esse costume é preservado até os dias atuais e ainda permanece como fonte de renda de inúmeras famílias do meio rural.
"NA FARINHADA
NA CASA DO ZÉ TEIXEIRA
NAMOREI UMA CABOCLA
NUNCA VI TÃO FEITICEIRA"

         Agora iremos prestigiar a apresentação das alunas do 8° ano dos anos finais com a música Farinhada (Dança da Peneira) sob a coordenação das professoras Rosimeire e Mariluce.


COROA IMPERIAL - MARACATU
O Maracatu relembra a coroação,pelos escravos, de seus reis, as chamadas coroações dos reis-de-congo.  O nome deriva de maracá, instrumento musical utilizado nesse folguedo.
    Com a libertação dos escravos, o Maracatu passou a integrar o carnaval. Em muitos deles, também se fazem presentes figuras representativas dos orixás do Candomblé. Do cortejo, fazem parte rei e rainha, dançarinas com roupas típicas de baianas, o porta-estandarte, entre outros.
                                                                                            
            Com vocês, a apresentação dos alunos do Programa Educação  Integral anos iniciais, com a coordenação das professoras Sidnéia e Rosileny.

MACULELÊ
Maculelê é uma manifestação cultural oriunda da Bahia. É uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.  É um tipo de dançafolclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
Hoje o maculelê se mantém preservado graças à sua incorporação por grupos de capoeira, que incluíram a dança nas suas apresentações em batizados e festas populares. O maculelê faz parte do folclore brasileiro e deve ser preservado como patrimônio cultural, assim como a capoeira. Deve ser mantido e respeitado como tradição. Seja ela trazida por nossos irmãos africanos ou criada pelos nativos indígenas, a beleza do maculelê traz em si os traços da miscigenação cultural de um país onde a cultura é a mais rica do mundo.

Nesse momento vamos prestigiar a apresentação das alunas do Ensino Médio, com a coordenação do professor do PROJOVEM Manoel Dias.

  
NEGRO NAGÔ
Nagôs  era a designação dada aos negros escravizados e vendidos na antiga Costa dos Escravos e que falavam o iorubá. Os iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria que durante o século XVIII, foram escravizados e trazidos em massa para o Brasil.
A música Negro Nagô, fala da importância em se construir um lugar social para o negros. Essa letra é uma invocação nos momentos de meditação, de religiosidade e de inspiração de fortalecimento na caminhada. As energias das vozes, do canto, da dança e da corporeidade que emanam naqueles momentos alimentam a alma negra.
            "Tem que acabar com essa história
De negro ser inferior
O negro é gente e quer escola
Quer dançar samba e ser doutor"

            Dessa forma, iremos assistir  nosso próximo número, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, com a dança Negro Nagô, sob a coordenação dos professores Filomeno e Patrícia.

SAMBA DE RODA – TÁ CAINDO FULÔ
Samba de roda  é uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, surgindo provavelmente no século XIX.
O estilo musical normalmente é o afro-brasileiro, que é associado a uma dança, que por sua vez está ligada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiroatabaqueberimbauviola e chocalho, acompanhado principalmente por canções e palmas.
A música "Tá Caindo Fulô" é de autoria de Kátya Teixeira, cantora, compositora e instrumentista. É uma pesquisadora da cultura popular. Seu trabalho muito singular de recolhimento do folclore de várias regiões brasileiras, uma voz forte e bonita, transmite uma alegria de viver em sua música recheada de vários brasis.
            Agora iremos prestigiar a apresentação das alunas do 2° ano dos anos iniciais com a música "Tá Caindo Fulô" sob a coordenação das professoras Raimunda e Leondina.


TEXTO INFORMATIVO
Os professores coordenadores de turma, juntamente com a professora coordenadora do  VII CANTA E DANÇA, equipe pedagógica e direção da E.E. Antônio Corrêa e Silva informa a todos os presentes que depois de várias tentativas em fazer com que os alunos do 9º ano participassem do evento não houve interesse por parte desses alunos. A “dança do coco” que foi destinado no primeiro momento para o 9º ano será apresentada pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que além de apresentar a dança do Reis de Caixa, demonstraram a maior boa vontade em apresentar também a “Dança do Coco”. Fica os parabéns da direção, equipe pedagógica, professores à todos os alunos que estão apresentando neste evento.

DANÇA DO COCO PENERUÊ
Dança tradicional do Nordeste, o coco de roda tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no Brasil. Apesar de frequente no litoral, acredita-se que o coco surgiu no interior, provavelmente nos quilombo, a partir do ritmo originado da quebra dos cocos para a retirada da amêndoa, com sua dança e tradição musical cantada, tornou-se um modo privilegiado de transmissão e manutenção do conhecimento e da tradição popular.
            Os instrumentos mais utilizados no coco são os de percussão: ganzá, bombos, zabumbas, caracaxás, pandeiros e cuícas. Para se formar uma roda de coco, no entanto, não é necessário todos estes instrumentos, bastando as vezes as palmas ritmadas dos seus participantes e uma cuia de coco.

Nesse momento convidamos com muito orgulho os alunos do 2° ano do Ensino Médio sob a coordenação dos professores Marta e João Welligton, para apresentar a música Coco Peneruê.


MORENA DA ANGOLA - ELBA RAMALHO
“Morena De Angola” é uma canção escrita pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda e originalmente interpretada por Clara Nunes. A canção conta a história de uma morena que "leva o chocalho amarrado na canela". Na dança conhecida como Moçambique, um pequeno chocalho feito de palha trançada, cujo interior é cheio de pedras ou garrafas, costuma ser amarrado nas canelas dos dançarinos, à maneira de algumas tribos africanas. Há também uma referência à receita de galinha à cabidela, prato tradicional de ex-colônias portuguesas no qual se cozinha o arroz junto com o sangue e a carne do animal. O verso "Passando pelo regimento, ela faz requebrar a sentinela"faz referência à Guerra Civil Angolana, indicando que os sentinelas não resistiriam ao requebrado da morena.
Nesse momento convidamos com muito orgulho os alunos dos anos finais da Escola Estadual Onésimo Bastos sob a coordenação da professora Tânia para apresentação da música Morena da Angola.

REIS DE CAIXA

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo.
A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os versos são preservados de geração em geração por tradição oral. 

            Os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos. 

            Nesse momento convidamos os alunos do 2° ano do Ensino Médio sob a coordenação dos professores Marta e João Welligton,  para apresentar a Folia de Reis.



ARRIBA A SAIA
Essa música é de domínio público, recolhidas por Val Ribeiro e Dona Santa nos arredores de Januária, onde gravaram um cd chamado "Dos Quintais da Saudade". Essa cantiga é transmitida de geração em geração pelas lavadeiras, que entoavam cânticos para amenizar o trabalho árduo na beira do Velho Chico.
Com vocês agora, a apresentação dos alunos do 7° ano do ensino Fundamental, com a coordenação de Cristiane e Carlos Alberto.

SAMBALELÊ
O samba é um gênero musical, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil, é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrãos de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano. Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais européias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra brasileira que o samba se alastrou pelo território nacional.
Sambalelê é uma cantiga de roda que tem origem brasileira, difundida em Portugal e na Espanha, sem um significado específico. Tem uma letra simples de memorizar, é recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira.

Agora vamos prestigiar a apresentação do 1° Ano dos Anos Iniciais, com a coordenação de Maria José e Leondina.


DANÇA DO BALÃO VERMELHO
Ciranda de roda, que conta e canta os galanteios de tempos passados, onde cita a beleza das moças ribeirinhas do Velho Chico.
Com vocês agora, a apresentação dos alunos do Programa Educação Integral anos finais sob a coordenação de Fabíula, Cleverson, Élica e Edenilson.


PAU DE FITAS
A dança do pau-de-fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa.A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que giram em torno de um mastro central (pau) fincado no chão.
No Brasil teve grande popularidade durante as festas de Reis, do Divino e do Natal recebendo nomes diversos. Na nossa região, é uma dança religiosa realizada nas festas de São João.

Nesse momento convidamos os alunos do 1° ano Jorge Amado do Ensino Médio sob a coordenação dos professores Rafael, Lúcia e Márcia para apresentar a dança típica Pau de Fitas.

DANÇA DO BOI
Do Nordeste, a Dança do Boi prima pela riqueza e diversidade do figurino e dos elementos rítmicos e coreográficos. É usado o termo "sotaque" para as músicas que acompanham os bois. O que os distingue são os instrumentos musicais utilizados e a cadência do ritmo imprimido a cada espécie.
Nesse momento convidamos os alunos do Programa Educação Integral , Anos Finais sob a coordenação dos professores Élica, Edenilson, Fabíula e Cleverson  para apresentar a Dança Regional do Boi.

MINHA NAMORADA – UMA MOÇA LINDA
         Essa música é de Domínio Público, resgatada em Januária e arredores por Val Ribeiro e Dona Santa e compõe o CD "Dos Quintais da Saudade".
Agora vamos prestigiar a apresentação do 1° Ano Monteiro Lobato do Ensino Médio, com a coordenação de Thaisa, Roberta e Délcio.



REIS DA CIGANA
                O Reisado, que tem origem portuguesa e data do século XVIII, constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirindo formas singulares de acordo com os costumes de cada região e a identidade cultural do lugar sem deixar de preservar o enredo principal do auto natalino, que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus, interpretada por grupos que se fantasiam e saem de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, tocando e cantando músicas folclóricas em troca de comida e bebida. Este é o reis da cigana, da localidade do Riacho da Cruz,historia morta a mais de 30 anos e resgatada pela professora Adélia dos Santos Dias. Professora do Ensino Fundamental. Este é o famoso reis da cigana da senhora Lucinda.

Agora vamos prestigiar a apresentação dos alunos do 3°, 4° e 5° Anos dos Anos Iniciais, com a coordenação das professoras Adélia, Fabiana e Eleusa.

MÚSICA: RIO DAS ÁGUAS MORENAS - ZANONI
Música do Cantor e Compositor Januarense  Zanoni Campos, fala da beleza e exuberância do Rio São Francisco.
Nesse momento vamos prestigiar nossa última apresentação com aluna Ennedy, sob a coordenação da intérprete Andressa.


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