DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURNO: MATUTINO E VESPERTINO CARGA HORÁRIA: 8 h
ANO LETIVO: 2023 ETAPA DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
REALIZAÇÃO DO PROJETO: 21/09/23
PROFESSORES COORDENADORES:
PATRICIA MARIA DOS SANTOS AMANCIO
GISELE BRITO DE SOUZA
VANELISE GONÇALVES DA SILVA
JUSCILEIDE ALMEIDA ZOCRATO
A MATEMÁTICA É O ALFABETO COM O QUAL DEUS ESCREVEU O UNIVERSO.
GALILEU GALILEI
I - JUSTIFICATIVA
A abordagem da Matemática mais criativa e dinâmica é o que mais se necessita nos dias atuais. A
utilização de jogos e brincadeiras no ensino dessa disciplina está relacionada diretamente com o caráter lúdico,
o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais, tornando-se um recurso
pedagógico eficaz para a construção do conhecimento. A aprendizagem passa a ser um processo interessante
e até divertido, mudando a rotina da classe e despertando o interesse dos alunos.
Nesse contexto, o projeto de intercâmbio entre a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva e a Escola
Estadual Cônego Ramiro Leite surgiu como alternativa para promover um momento de ação e interação de
conteúdos e conhecimentos melhorando e fortalecendo a aprendizagem através de um ensino diferenciado,
baseado em princípios de formação de cidadãos; através de atividades lúdicas, com diversidades de conteúdos
e conceitos matemático-sociais, que os farão construírem seu próprio conhecimento, de forma prazerosa e
autônoma e visa um aprimoramento do ensino e um aprofundamento nos assuntos de maior dificuldade de
assimilação por parte dos alunos.
II – OBJETIVOS
Objetivo Geral
Desenvolver o prazer pela descoberta, por solucionar situações-problemas, por meio de competições,
lidando com o tempo, com o adversário e superando suas limitações;
Objetivos Específicos
Promover a ação solidária, socialização, interação e integração dos estudantes, com propostas de
desafios que levem os participantes a estabelecer relações de respeito, harmonia e sabedoria;
Estimular os alunos a aprender a comunicar -se matematicamente, ou seja, descrever, representar e
apresentar trabalhos com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem
oral e estabelecer relações entre ela e diferentes representações matemáticas: aritméticas, algébricas
geométricas e estatísticas.
Possibilitar a realização de atividades que promovam a interdisciplinaridade.
Aprender a competir, seja de forma individual ou em equipes, respeitando a vitória e a derrota;
Reforçar os conceitos recebidos nos conteúdos didáticos durante o ano letivo;
III - METODOLOGIA:
A GINCANA DE INTERCÂMBIO DE EXATAS será desenvolvida no decorrer do terceiro bimestre
do ano letivo de 2023 e terá a culminância no dia 21 de setembro nas dependências da escola E.E Cônego
Ramiro Leite. A mesma será desenvolvida pelos professores de matemática do Ensino Fundamental e Médio
da E.E. Antônio Corrêa e Silva e E.E Cônego Ramiro Leite. Contaremos com a participação dos professores
das outras disciplinas que serão divididos entre as equipes e ficarão responsáveis em orientar e conduzir as
atividades.
A gincana acontecerá de forma que uma escola dispute contra a outra, sendo que a mesma possui
15 tarefas que serão divididas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos.
Seguem as atividades a serem desenvolvidas:
TAREFA 01 (Valor: 10 Pontos)
GRITO DE GUERRA
Turma: Todas as turmas
Cada equipe deverá apresentar um grito de guerra que represente sua equipe.
Vence a equipe que apresentar a letra do grito de Guerra mais bem elaborada e mostrar mais empenho no
momento de apresentar.
TAREFA 02 (Valor: 10 Pontos)
MASCOTE DA EQUIPE
Turma: Qualquer aluno
Cada equipe apresentará um mascote.
Vence a equipe usar maior criatividade.
TAREFA 03 (Valor: 10 Pontos)
CAMPEONATO DE FUTEBOL
Turma: Ensino Fundamental e Médio
Os alunos do sexo masculino de cada escola formarão um time de futebol e jogarão dois tempos de 15 min.
Ganha a equipe que fizer um maior número de gols. Caso não haja gols as equipes disputarão a vitória através
de pênaltis.
TAREFA 04 (Valor: 10 Pontos)
MONTAGEM DE LOOK RECICLADO
Turma: Qualquer aluno
Cada equipe deverá escolher uma dupla de alunos para desfilar com um look criado de materiais
reciclados.
Vence a equipe mais criativa.
TAREFA 05 (VALOR: 10 PONTOS)
CHARADA NOS BALÕES
Turma: Ensino Médio
Cada equipe deverá estourar balões e resolver a charada que se encontra dentro dos mesmos. A charada deverá
ser colada, respondida em folha individual e entregue à banca de jurados em até10 min.
Vence a equipe que acertar a maior quantidade de charadas no menor tempo. (Balões EECRL)
CHARADAS
Charada 01 - Caminhando ao fim da tarde, uma senhora contou 20 casas em uma rua à sua direita. No
regresso, ela contou 20 casas à sua esquerda. Quantas casas ela viu no total?
Charada 02 - Uma mulher irá ter um bebê. Se ele for menino, ficará faltando apenas um filho para que o
número de meninos seja igual ao de filhas. No entanto, se o bebê for uma menina, o número de filhas da
mulher será o dobro do número de meninos. Quantos filhos ela tem e qual é o sexo deles?
Charada 03 - Há um pato entre dois patos, um pato atrás de um pato e um pato na frente de outro pato. De
quantos patos estamos falando?
Charada 04 - No táxi que entrei havia 8 passageiros. Pouco depois, 3 pessoas desceram e duas entraram.
Quantas pessoas há no táxi?
Charada 05 - Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?
Charada 06 - Quando eu tinha 8 anos, a minha irmã tinha a metade da minha idade. Agora que tenho 55 anos,
com quantos anos minha irmã está?
Charada 07 - Maria comprou um vaso de flores por 20 reais e o vendeu por 25 reais. Arrependida da venda,
comprou o mesmo vaso por 35 reais, mas logo decidiu vendê-lo por 40 reais. No final, quanto ela lucrou?
Charada 8 - Qual o próximo número da sequência 3, 13, 30, 31, 32 ... ?
Charada 09 -
Charada 10 - Uma casa tem quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos. Quantos gatos há
na casa?
Charada 11 - Descubra o valor dos símbolos.
TAREFA 06 (VALOR: 10 PONTOS)
VALORIZAÇÃO DO ALUNO
Turma: Ensino Fundamental
Cada equipe apresentará o boletim de um aluno do Ensino Fundamental que faça parte da sua equipe e obteve
as maiores notas em matemática no 1° e 2° bimestre.
Vence a equipe que apresentar a maior soma dos dois bimestres.
TAREFA 07 (Valor: 10 Pontos)
TORTA NA CARA
Turma: Ensino fundamental (Colocando sempre alunos da mesma série para formar a dupla).
Serão disponibilizadas 17 questões para serem disputadas por duplas de cada equipe. Quem responder
primeiro marca o ponto.
Vence a equipe que acertar mais questões. (pratinho, emustab, corante EECRL. Leite, açúcar EEACS)
QUESTÕES
01 – Quantos metros tem em 1 quilômetro?
R: 1000 metros
02 – Um ano bissexto tem quantos dias?
R: 366
03 – Quantos lados tem um pentágono?
R: 5 lados
04 – Qual mês do ano tem 28 dias?
R: Fevereiro
05 – Em qual século estamos agora?
R: Século XXI
06 – Qual a forma geométrica da parte amarela da bandeira do Brasil?
R: Losango
07 – Quais são as 4 operações básicas da Matemática?
R: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
08 – Quantos filmes há numa trilogia?
R: Três filmes.
09 – Na matemática, o que significa a sigla M.M.C?
R: Mínimo Múltiplo Comum
10 – Quantos graus tem um ângulo reto?
R: 90°
11 – Como se chama a Figura Geométrica constituída de três lados?
R: Triângulo
12 – Como se chama o Ângulo que mede 180°?
R: Raso
13 – Como se chama os Números que admitem apenas dois divisores: 1 e ele mesmo?
R: Números Primos
14 – Como se chama uma Figura plana de 6 lados?
R: Hexágono
15 – Como se chama um Ângulo que mede 90°?
R: Reto
16 – Qual é O antecessor de 16?
R: 15
17 – Como se chama duas Retas de um mesmo plano que não tem pontos em comum?
R: Retas Paralelas
TAREFA 08 (Valor: 10 Pontos)
ATIVIDADE DE CONCETRAÇÃO
Turma: Ensino Fundamental
Cada equipe escolherá um aluno para empilhar um jogo de dominó com a base contendo apenas duas peças.
Vence a equipe que empilhar todas a peças primeiro. Se chegar a 5 min de atividade sem nenhuma equipe
conseguir empilhar todas as peças, vence a equipe que possuir mais peças empilhadas. (dominó EECRL)
TAREFA 09 (Valor: 10 Pontos)
SOLUCIONAR A TORRE DE HANÓI
Turma: Ensino Médio
Cada equipe escolherá um aluno para solucionar a torre de Hanói. Os dois alunos iniciarão a resolução
da torre de Hanói ao mesmo tempo.
Vence a equipe que solucionar em menos tempo. (torre de hanoi EEACS)
TAREFA 10 (Valor: 10 Pontos)
PALITOS DE FÓSFORO
Cada equipe escolherá um aluno para solucionar o que se pede com palitos de fósforo.
1 – Mova três palitos nesta figura para obter cinco triângulos.
Solução
Vence a equipe que conseguir solucionar primeiro. (Palitos EECRL)
TAREFA 11 (Valor: 10 Pontos)
CARACTERIZAÇÃO DOS MATEMÁTICOS
Turma: Qualquer turma
Cada equipe deverá escolher um aluno para desfilar caracterizado de um matemático. A equipe deverá ainda
fazer uma pesquisa sobre o matemático escolhido, levar uma foto impressa e apresentar uma breve biografia
sobre o mesmo.
Matemáticos Sugeridos: Bhaskara, Pitágoras, René Descartes, Carl Gauss, Isaac Newton, Euclides, Pierre de
Fermat e Gottfried Leibniz.
Vence a equipe que apresentar maior criatividade.
TAREFA 12 (Valor: 10 Pontos)
‘MUSIMÁTICA’
Turma: Qualquer turma
Cada equipe deverá parodiar uma música, tendo como base temas voltados para a matemática. Depois eles
deverão apresentar a música, tendo para isso um tempo de 3 a 5 min. Observação: Nem a música original nem
a paródia poderá conter palavras de baixo calão. Fica a critério da equipe a quantidade de pessoas que irão
apresentar a música.
Vence a equipe que apresentar a paródia mais criativa.
TAREFA 13 (Valor: 10 Pontos)
SEQUÊNCIA LÓGICA
TURMA: Ensino Médio
Cada equipe escolherá um aluno para participar. O aluno terá 30 segundos para observar uma sequência
contendo 10 números colados na parede. Em seguida ele vai voltar para uma mesa e tentar montar a sequência
dada.
Vence a equipe que conseguir montar a sequência corretamente primeiro. (caixa de números EEACS)
TAREFA 14 (Valor: 10 Pontos)
CAMPO MINADO
TURMA: Ensino Fundamental
Cada equipe escolherá 5 alunos para participar do campo minado. O campo minado será construído com 15
bambolês dispostos no chão. Os alunos ficarão em duas filas, se pisar na mina volta para o final da fila e perde
a vez para a equipe adversária.
Campo:
X X X
X X X
X X X
X X
X
X X X
X X X
Vence a equipe que um dos seus participantes atravessar o campo minado primeiro. (Bambolês EEACS)
TAREFA 15 (Valor: 10 Pontos)
EMBAIXADINHA MATEMÁTICA
Turma: Qualquer turma
Um participante de cada equipe deverá fazer embaixadinhas enquanto resolve multiplicações. Cada equipe
terá no máximo 2 minutos para fazer embaixadinhas.
Vence a equipe que responder mais multiplicações certas sem deixar a bola cair. ( com chuteira, bola
EECRL)
IV - REGULAMENTO GERAL DA II GINCANA DE EXATAS DA EEACS
1.0 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste
Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento.
1.1 A gincana será composta por 2 equipes: Sendo a 1° Equipe a E.E Antônio Corrêa e Silva e a 2° Equipe a
E.E Cônego Ramiro Leite.
1.2 Todos os alunos estarão sendo avaliados em 5,0 pontos durante todo o desenvolvimento do projeto,
sendo observados a participação efetiva, o comprometimento, o respeito, o empenho e a realização das
tarefas propostas.
1.2 A nota atribuída ao aluno será somente nas disciplinas de Matemática referente ao 4º bimestre.
2.0 DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
2.1. Preparar e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela
escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.
2.2. Respeitar o regulamento desta Gincana
OBSERVAÇÕES:
A Comissão Organizadora será composta por Patrícia, Gisele, Vanelise e Juscileide.
A Equipe Julgadora será composta por professores que não trabalham em nenhuma das duas escolas
participantes da gincana.
Os professores orientadores das equipes ficarão responsáveis em receber e repassar os materiais que
serão utilizados antes e durante a Gincana.
Cada equipe deverá eleger um aluno como líder. Somente os Líderes das equipes terão acesso à
Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as
equipes.
3.0 DAS PENALIDADES
3.1. As equipes poderão perder pontos no caso de:
Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso ou o tempo de conclusão previsto para o
cumprimento da tarefa: implica a perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma (conforme
parecer da comissão julgadora).
Atrapalhar a equipe concorrente por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até
o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).
Desrespeitar os professores organizadores ou seus colegas em qualquer etapa do projeto: deve
ocorrer à perda gradativa de pontos. (A critério da Comissão Organizadora e Julgadora)
Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis
(carteiras, cadeiras...), etc. deve ocorrer à perda gradativa de pontos. (A critério da Comissão
Organizadora e Julgadora)
Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este
regulamento ou traga prejuízo à boa imagem das Escolas ou à boa imagem do evento como um todo.
4.0 Da Premiação:
A Equipe Vencedora será premiada com um troféu.
5.0 LISTA DE MATERIAIS:
Tesouras
Bola de futebol
Tabuada
Bambolês
Materiais recicláveis
Balões
Boletim (melhor aluno do fundamental)
Pratos descartáveis
Emustab
Leite gelado
Açúcar refinado
Dominó
Caixas de fósforo
Caixas de giz de cera
Pincéis
Cartolinas
Chamequinhos
T.N.
Cola colorida
Réguas grandes
Durex
Troféu
ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CORRÊA E SILVA
Código INEP. 31062464 Criada pelo Decreto Nº 22.761/83 e
Portaria Nº 870/85 -Resol. SEE Nº 384/03 Povoado de Alegre,
Município de Januária , Minas Gerais, CEP: 39.480-000
e-mail: escola.62464@educacao.mg.gov.br - Site: www.eacsilva.com.br
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Escolas Responsáveis: Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva e Escola Estadual Cônego Ramiro Leite
Professores Responsáveis: Patrícia, Gisele, Vanelise e Juscileide
Jurados: _____________________________________, _____________________________________
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