DOCENTES:ADÉLIA
DOS SANTOS DIAS E RAIMUNDA GOMES COORDENADORA:
ODILÉIA BATISTA FERREIRA GESTOR : Odair Nunes de Almeida
|
JUSTIFICATIVA
|
A
proposta deste plano de ação surgiu deste
com o desejo de possibilitar
aos alunos o conhecimento de sua historia, fortalecendo sua identidade e
tornando assim as aulas mais significativas o que gera uma aprendizagem mais
eficiente contextualizando a realidade local
Abordar
a Educação Integral a partir da ampliação de espaços, tempos e oportunidades
educativas, na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva e fora dela, implica um
compromisso com a educação pública, gratuita e sistêmica para que cumpra com
sua função social, transmitindo às novas gerações os conhecimentos
historicamente acumulados, propiciando-as conhecer o mundo em que vivem e
compreender as suas contradições. Que desvele o passado histórico e,
considerando o presente real, promova a construção de um futuro social mais
justo e melhor para todos. Uma educação como prática da liberdade,
transformadora e crítica.
Considerando as Legislações vigentes
,documento orientador da Educação Integral
da Secretaria Estadual da Educação de MG e o programa Mais Educação.
Faz
necessário o desenvolvimento de um plano
de ação voltada para Alfabetização e
Letramento,Segurança Alimentar Nutricional, de forma lúdica, para o desenvolvimento do ser
humano em uma perspectiva social, criativa cultural e histórica.
OBJETIVO
GERAL:
Promover
a alfabetização e letramento de maneira significativa e lúdica. - Oferecer
condições para que a criança adquira o gosto pela leitura e escrita a partir
de textos com relatos e contos de sua historia, clássicos literários
desenvolvendo assim personalidade afetiva , autonomia e critica, a fim de
compreender e fazer-se compreender em nossa sociedade.
OBJETIVO
GERAL DAS OFICINAS
Desenvolver
atitudes e procedimentos que os
leitores assíduos adquirem a partir da prática.
Reproduzir
através de desenhos as histórias ( produção e reprodução de histórias ) –
Dramatizar (encenar as histórias contadas);
-
Desenvolver
o senso crítico; -
Expressar-se
oralmente com clareza, objetividade e postura;
-
Transformar-se em atores e autores de suas histórias;
-
Distinguir os diversos temas das histórias para saber diferenciar um conto de
uma fábula uma aventura, um drama;
- Identificar os personagens .
-
Incentivar a criatividade e a expressividade
Propiciar
o contato do alunos com diversos gêneros textuais
Possibilitar
aos alunos da Educação Integral compartilhar idéias de autores da literatura
universal e em especial a literatura brasileira.
Resgatar
cultura local ( História,contos populares, músicas ,reisados e tradições
ribeirinhas )
Conhecer
histórias e músicas de artistas do municípios e comunidade local
Despertar
o gosto pelo leitura e atividades lúdicas principalmente a reciclagem do lixo partindo
de gênero
Orientar a criança para que aprenda a ler e a
escrever levando-a conviver com práticas reais de leitura e de escritas textual .
Favorecer
o desenvolvimento da auto estima de ações solidarias para a promoção da saúde.
Favorecer
aquisição de saberes voltado para promoção, manutenção da saúde e
sustentabilidade.
Favorecer
a compreensão da concepção da saúde,como produto da interação entre os
aspectos físicos, psíquicos,sócios culturais e ambientais,determinante da
qualidade de vida.
|
CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS NAS OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
|
||
1ª OFICINA RECICLAGEM DO LIXO
|
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS
|
RECURSOS
MATERIAIS
|
Alfabetização
e Letramento
Livro
:Autora Ruth Rocha
O Menino
Que Quase Morreu Afogado no lixo
|
*Leitura
deleite
*Relacionar
os nomes do lixo que aparece no vídeo
e sua durabilidade.
*Dia
da almofada
*Montagem
do tapete com tecidos de roupas usadas,para momento de leitura.(reciclagem do
lixo )
*Conversa
informal sobre o medo ,relacionar o tipo do medo do aluno montar mural .
*Texto
completar Vinicius de Morais “As Borboletas”.
*Trabalhar
texto fatiado
*Biografia
do autor, Vinicius de Morais
*Trabalhar
a mistura das cores
*Ornamentação
do cartaz com o texto e ilustrar com borboletas coloridas.
*Desenho
livre voltado para o
O Menino Que Quase Morreu Afogado no Lixo.
*Montagem
de cartazes com os desenhos dos alunos.
*Reciclagem
de lixo( montagem de peças artesanais (utilizando o lixo)
|
Tesoura
grande
Tesoura
pequena
Cola
cascorez
Folhas chamex
Coleção
de lápis
Tecidos
usados
Retalhos
de tecidos
Tinta
guache
Cartolina
Chambril
Spray
,balão,papel crepom
Cola
quente
Quadro
negro
Pistola
Refil
de cola quente
Cola
instantânea
Eva
colorido
Garrafa
pet
Tesoura de picotar
Papel
de presente
Balão
número 9
Livros
literário
|
DURABILIDADE
DA OFICINA
|
||
08\06
A 16/07
|
||
SEGURANÇA
ALIMENTAR NUTRICIONAL
|
Momento
de limpeza do espaço escolar(lavar as salas, montagem de regras juntamente
com os alunos para manter a sala e
banheiro limpo)
Produzir
o álcool 70
Relacionar
os produtos alimentícios usado pelo menino
Analisar
a pirâmide alimentar e comparar o que faz bem e o que faz mau para esse
menino
Montar
gráficos dos produtos o que faz bem e o que faz mau para saúde
Montar
caderno de receitas com alimentos saudáveis.
Montar
horta escolar na garrafa pet
|
Garrafa
de suco (reciclável)
Pote
de manteiga
Rótulos
de guloseimas
Caixa
de pizza(reciclável)
Produtos
de limpeza
Plástico
colorido colante
Álcool
70
Cadernos
pequenos capa dura
E.V.A
coloriodo
Papel
atoalhado
|
2ª
OFICINA 2- MEIO AMBIENTE
Livro:
Uma História de Amor da Autora Regina Colli Renno
PERÍODO
DE 03/08/15 A 30/09/15
Período
:01/10 a30/10/15
3ª
OFICINA
ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL
TEMA;
EDUCAÇÃO
RACIAL QUILOMBOLA E ESCOLA DO CAMPO
4ª
oficina
NATAL
|
História
muda seqüenciada
Montagem
de um livro mudando o final da história e a ilustração
Textos
complementares sobre o Rio São Francisco
Repasse
de vídeos que conta a história do rio
Vídeo (Oporá)
Convidar um pescador para contar a história do Rio
são Francisco.
Trabalhar
a cultura popular da comunidade do alegre .( pesquisa de campo para
levantamento de dados , entrevistas , atividades relacionada ao assunto)
Inserir
nas aulas músicas voltada para o Rio São Francisco.( biografia dos autores
como Jorge Silva , Zanone e outros
Trabalhar
as comidas típicas regionais
Inovando
o cardápio dentro da alimentação alternativa com os produtos alimentícios
mais usados na comunidade
Levantar
dados sobre danças utilizadas pelos quilombolas do Alegre.Bem como os hábitos alimentares.
Montar
livro de receita com pesquisa dos alunos.
Criar
livro com a pesquisa de campo dos alunos
bem como pesquisar palavras diferentes e criar o dicionário com seus
significados. com a
linguagem local.
Resgatar
o reis da cigana com meninas e instrumentos artesanais para os meninos tocarem como
pandeiro, chocalho instrumento com o coco.
Resgatar
peças antigas e montar um espaço na escola para apreciação das peças.
Trabalhar
a história local da comunidade.
Levantar
dados e registrar sobre os costumes antigos
Buscar
a copia dos reisados local, de Danças como
a lundu a contradança os samba de reis
Resgatar
as músicas cantadas ou que fizeram sucessos nos anos vividos pelos ancestrais
Montar
pasta com músicas antigas para o coral,trabalhar a as letras das músicas,bem
como melodia.
Resgatar
imagens Instrumentos usados pelos mesmos pesquisar nomes dos mesmo
Montar
linha de tempo com as mudanças
Entrevistas
com moradora s locais
Resgatar
imagens de movimentos dos moradores antigos .
Criar
um dicionário com palavras e significados usadas pelo moradores antigo do
povoado do alegre.
Cartinha
para o Papai Noel com o pedido do presente
Atividades
relacionada assunto
Relacionar
os produtos de sexta básica
Montar
sexta básica doar para uma família carente da comunidade
Trabalhar
texto relacionado a confraternização com amigos
Fazer
amigo oculto com alunos e professores e coordenadores
Ornamentar
o espaço para confraternização.
Confraternização
|
Coleção
de lápis
Pincel
fino cores cores variadas
D.V.D
Tecido
para fazer os vestidos de chita
Cadernos
pequeno capa dura para o dicionário
Quadro
para fotos
Gliter
Spray
dourado e prateado
Cola
tesoura
Papeis
variados
|
AVALIAÇÃO
|
Nesse
contexto,será uma avaliação processual e contínua acompanhada individualmente
observando a dificuldade do discente
,compreender o significado da oficina pedagógica como dispositivo de
formação de formadores,Bem como promover aprendizagens mais significativas e
extrapolar a dimensão de procedimentos que deverão ser adotados nos momentos
formativos, apontando para a criação de um espaço de construção de atividades
de forma dinâmica e prazerosa tanto na alfabetização quanto na segurança
alimentar nutricional..
|
METAS:
|
Esperamos
que no final de 2015 com as oficinas
trabalhadas o descrédito da comunidade em relação à
Escola Educação de Tempo Integral
possa ser vista com olhar positivo.
E que os
alunos nela inseridos possam de uma forma lúdica e prazerosa possa sanar suas
dificuldade em relação aos níveis das escrita, bem como a leitura e
compreender o valor de uma alimentação saudável e que sejam multiplicadores
das ações desenvolvidas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário