PROJETO EDUCAR
PARA PRESERVAR
Professor:
Júnior Meireles Masp: 614889-4 disciplina: Química
2015
PRESENTAÇÃO
Atualmente, o lixo pode
ser considerado um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial.
Assim, medidas para sanar os males do lixo, como por exemplo, a reciclagem, têm
surgido por meio de diversos projetos e programas.
A reciclagem é uma forma
muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos,
com diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras experiências
têm mostrado que a reciclagem pode contribuir para a economia dos recursos
naturais, além de possibilitar melhoria no bem-estar da comunidade.
Um
dos grandes problemas ambientais é o lixo. O homem colocando o lixo para o
lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual
não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão em cada
vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o
desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças.
Para
a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve ser considerado como
uma questão de toda a sociedade e não um problema individual. O artigo 225 da
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que: “Todos
têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do
povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à
coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras
gerações”.
Sabendo dessas questões,
proponho o projeto “Educar para
preservar” que será executado pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Correa e Silva
como um meio ecologicamente correto e socialmente justo para resolver essa
questão.
JUSTIFICATIVA
Proposta da coleta seletiva é
uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade da comunidade
escolar em relação aos problemas ambientais, considerando que grande parte dos
desequilíbrios tem como responsável a conduta humana.
A reciclagem é uma saída para
amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Ela consiste na
separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e
inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.). A seleção e a recuperação
do lixo já é uma prática rotineira e generalizada, principalmente, em países
desenvolvidos.
Em relação à reutilização do
óleo de cozinha, é sabido que muitos bares, restaurantes, hotéis e residências
ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo
os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o
solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Todo o óleo de cozinha utilizado
deveria ser reaproveitado de maneira correta evitando danos ao meio ambiente. É
preciso, além da conscientização, atitude sensata em relação ao
reaproveitamento, evitando a poluição. A maioria dos ambientalistas concorda
que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é
reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão.
Segundo D’Avignon, “a
decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, um dos principais
gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O
óleo de cozinha que vai para o ralo da pia chega ao oceano pelas redes de
esgoto. Em contato com água do mar, esse resíduo líquido passa por reações
químicas que resultam em emissão de metano1.”
Por isso, faz- se necessário que
cada um tenha consciência da importância da preservação do meio ambiente,
buscando agir em prol da conservação de um planeta melhor para todos.
OB JETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo
promover o envolvimento e a conscientização da Comunidade Escolar em relação à
coleta seletiva do lixo e o reaproveitamento do óleo de cozinha, evitando o
despejo em redes de esgoto e rios.
Promover um espírito empreendedor nos alunos, desenvolvendo uma
conscientização social e ecológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Envolver alunos, professores, funcionários
e comunidade local em uma ação ambiental.
Promover atitudes corretas em
relação ao meio ambiente.
Fortalecer as parcerias entre a
Instituição e as Empresas da região.
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
1.
Conscientização dos alunos sobre
a importância da preservação do Meio Ambiente através de palestras e inserção
do tema junto às disciplinas que fazem parte da matriz curricular de forma
interdisciplinar.
2.
Pesquisa e conscientização junto
a comunidade escolar.
- Aula
expositiva dos alunos demonstrando o resultado de suas pesquisas.
- Oficina de sabão ecológico,
Produção de folheto explicativo e divulgação na escola.
- Oficina confecção de
objetos com materiais reciclados.
Trabalharemos com atividades que
venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos
alunos de modo que haja uma mudança de atitude.
A sensibilização do educando
deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim
sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo
das atividades e procedimentos utilizados para envolver completamente o aluno,
ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como o emocional – o que deve ser
considerado em um plano de ação.
Português
· Leituras diferenciadas: textos,
notícias, poemas, letras de músicas como: “Chovendo na roseira” (Tom Jobim) e
“Planeta Água” (Guilherme Arantes);
· Leitura coletiva do livro paradidático
“O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco;
· Leitura do poema “Paraíso” de José
Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem cada um dos
itens: o que você faria: Se a ruá fosse sua,
Se a mata fosse sua, Se o rio
fosse seu;
· Procurar em jornais notícias que
mostrem problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a
classe.
· Elaborar cartazes para serem expostos
nas dependências da escola;
· Produção de textos sobre o tema:
Reciclagem.
Ciências/ biologia
· Os alunos desenvolverão atividades
variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel
Murgel Branco. Acessar:
(http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03066-0.pdf
· Atividades em grupo sobre doenças que
podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este ítem, os
alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto;
· Confecção de trabalhos com materiais
recicláveis;
· Passeio ecológico com observação da
realidade ambiental.
. Produção dos Folders relativos às
doenças disseminadas pelo acúmulo de lixo
Artes
· Oficina de reutilização em que os
alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
· Desenhos variados sobre o tema
Reciclagem.
História
· Trabalhar o capítulo VI da
Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo comparações com
reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.
Matemática
· Estudo das formas geométricas com
materiais reciclados.
· Gráfico feito com os alunos sobre o
tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
Física.
Estudo das transformações físicas
da matéria: com relação ao Pet, alumínio e papel.
Geografia
· O problema do lixo no mundo.
· Passos básicos para reciclar
· Percurso dos recicláveis.
· O que reciclar
Ed. Física
(Música, dança e confecção de jogos e brinquedos com materiais reciclados)
(Música, dança e confecção de jogos e brinquedos com materiais reciclados)
Inglês
· Canção “Reduce, Reuse e Recycle”
As atividades mencionadas acima
têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões
ambientais e principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem,
Reutilização e Redução.
Essas mesma atividades são
sugestões e podem ser adaptadas de modo que facilite o trabalho com os alunos..
momento
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Tema
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Atividades
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Estratégias
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Recusos
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Tempo
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1º
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mobilização
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Motivação
Conscientização
Cidadania
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Filmes
Slides
debates
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Data Show
Dvd
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50 min
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2º
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Desenvolver atividades
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Coleta de dados
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Pesquisa de campo Entrevista com pessoas da
comunidade.
Pesquisa na internet
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Questionário
Maquina fotográfica
Internet
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120 min
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3º
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construção
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Momento da construção
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Seleção dos materiais
Confecção do sabão e dos objetos
|
óleo de
cozinha usado
água amaciante cáustica em escama |
1:30
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4º
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apresentação
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Demonstração
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Aula expositiva dada pelos alunos
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Datashow
Cartazes
|
1:30
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5°
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Apresentação aos alunos
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Demonstração
|
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Datashow
Cartazes
|
2:00
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AVALIAÇÃO
O projeto Educar para preservar ocorrerá desde
seu início com os contatos e sensibilização dos envolvidos, até a execução
propriamente dita, que ocorrerá dentro das dependências da Escola. Durante a
fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo,
professores, alunos, familiares, etc. Às demais metas, serão observadas de
forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos
objetivos propostos. Por se tratar de um
trabalho que necessita de ações concretas realizadas por todos, ela deve ser
contínua e processual tendo em vista o interesse e a preocupação com o meio
ambiente; a conscientização das pessoas sobre a importância de reaproveitar o
lixo e na tentativa de mudança nos hábitos de uma comunidade.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA,
Lúcia Marina Alves de. Geografia: geografia geral do Brasil.
Volume
único; KLN Artes Gráficas, São Paulo: Atica, 2005.
AMBIENTE
BRASIL. 2010. Programas e Projetos. Disponível em:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteud
o=/residuos/programas.html
CALDERONI,
S. Os Milhões Perdidos no Lixo. 1° Edição. São Paulo:
Humanistas
Editora, 2003.
BARROS,
Carlos. Ciências, o meio ambiente. Ed. Reform. São Paulo: Atica,
2006.
BIODIESELBR.
2010. Reciclagem de óleo de cozinha. Disponível em:
http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/reciclagem-oleo-cozinha-10-07-07.htm
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