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segunda-feira, 15 de junho de 2015

PROJETO EDUCAR PARA PRESERVAR

PROJETO EDUCAR PARA PRESERVAR


Professor: Júnior Meireles Masp: 614889-4 disciplina: Química

2015
PRESENTAÇÃO

Atualmente, o lixo pode ser considerado um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial. Assim, medidas para sanar os males do lixo, como por exemplo, a reciclagem, têm surgido por meio de diversos projetos e programas.

A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Inúmeras experiências têm mostrado que a reciclagem pode contribuir para a economia dos recursos naturais, além de possibilitar melhoria no bem-estar da comunidade.

Um dos grandes problemas ambientais é o lixo. O homem colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão em cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças.
Para a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual. O artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Sabendo dessas questões, proponho o projeto “Educar para preservar” que será executado pelos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Correa e Silva como um meio ecologicamente correto e socialmente justo para resolver essa questão.










JUSTIFICATIVA
Proposta da coleta seletiva é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade da comunidade escolar em relação aos problemas ambientais, considerando que grande parte dos desequilíbrios tem como responsável a conduta humana.

A reciclagem é uma saída para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Ela consiste na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.). A seleção e a recuperação do lixo já é uma prática rotineira e generalizada, principalmente, em países desenvolvidos.
Em relação à reutilização do óleo de cozinha, é sabido que muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Todo o óleo de cozinha utilizado deveria ser reaproveitado de maneira correta evitando danos ao meio ambiente. É preciso, além da conscientização, atitude sensata em relação ao reaproveitamento, evitando a poluição. A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão.
Segundo D’Avignon, “a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, um dos principais gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que vai para o ralo da pia chega ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano1.”
Por isso, faz- se necessário que cada um tenha consciência da importância da preservação do meio ambiente, buscando agir em prol da conservação de um planeta melhor para todos.







OB JETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo promover o envolvimento e a conscientização da Comunidade Escolar em relação à coleta seletiva do lixo e o reaproveitamento do óleo de cozinha, evitando o despejo em redes de esgoto e rios.
Promover um espírito  empreendedor nos alunos, desenvolvendo uma conscientização social e ecológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Envolver alunos, professores, funcionários e comunidade local em uma ação ambiental.
Promover atitudes corretas em relação ao meio ambiente.
Fortalecer as parcerias entre a Instituição e as Empresas da região.

METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

1.       Conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente através de palestras e inserção do tema junto às disciplinas que fazem parte da matriz curricular de forma interdisciplinar.
2.       Pesquisa e conscientização junto a comunidade escolar.
  1. Aula expositiva dos alunos demonstrando o resultado de suas pesquisas.
  2. Oficina de sabão ecológico, Produção de folheto explicativo e divulgação na escola.
  3. Oficina confecção de objetos com materiais reciclados.

Trabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude.
A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
            Português
·         Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Chovendo na roseira” (Tom Jobim) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes);
·         Leitura coletiva do livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco;
·         Leitura do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a ruá fosse sua,
Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;
·         Procurar em jornais notícias que mostrem problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a classe.
·         Elaborar cartazes para serem expostos nas dependências da escola;
·         Produção de textos sobre o tema: Reciclagem.
          Ciências/ biologia
·         Os alunos desenvolverão atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco. Acessar:
(http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03066-0.pdf
·         Atividades em grupo sobre doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este ítem, os alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto;
·         Confecção de trabalhos com materiais recicláveis;
·         Passeio ecológico com observação da realidade ambiental.
.         Produção dos Folders relativos às doenças disseminadas pelo acúmulo de lixo
     Artes
·         Oficina de reutilização em que os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
·         Desenhos variados sobre o tema Reciclagem.
    História
·         Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.
     Matemática
·         Estudo das formas geométricas com materiais reciclados.
·         Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
Física.
Estudo das transformações físicas da matéria: com relação ao Pet, alumínio e papel.
   Geografia
·         O problema do lixo no mundo.
·         Passos básicos para reciclar
·         Percurso dos recicláveis.
·         O que reciclar
Ed. Física
(Música, dança e confecção de jogos e brinquedos com materiais reciclados)
    Inglês
·         Canção “Reduce, Reuse e Recycle”
As atividades mencionadas acima têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões ambientais e principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.
Essas mesma atividades são sugestões e podem ser adaptadas de modo que facilite o trabalho com os alunos..



momento
Tema
Atividades
Estratégias
Recusos
Tempo


mobilização

Motivação
Conscientização
Cidadania


Filmes
Slides
debates

Data Show
Dvd

50 min




Desenvolver atividades



Coleta de dados

Pesquisa de campo Entrevista com pessoas da comunidade.
Pesquisa na internet

Questionário
Maquina fotográfica
Internet


120 min




construção

Momento da construção

Seleção dos materiais
Confecção do sabão e dos objetos
 óleo de cozinha usado
 água
amaciante
cáustica em escama



   1:30



apresentação     

Demonstração

Aula expositiva dada pelos alunos

Datashow
Cartazes


1:30



Apresentação aos alunos

Demonstração
  1. Oficina de sabão ecológico, Produção de folheto explicativo e divulgação na escola.
  2. Oficina de objetos reciclados


Datashow
Cartazes


   2:00



AVALIAÇÃO
O projeto Educar para preservar ocorrerá desde seu início com os contatos e sensibilização dos envolvidos, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das dependências da Escola. Durante a fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo, professores, alunos, familiares, etc. Às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.  Por se tratar de um trabalho que necessita de ações concretas realizadas por todos, ela deve ser contínua e processual tendo em vista o interesse e a preocupação com o meio ambiente; a conscientização das pessoas sobre a importância de reaproveitar o lixo e na tentativa de mudança nos hábitos de uma comunidade.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Geografia: geografia geral do Brasil.
Volume único; KLN Artes Gráficas, São Paulo: Atica, 2005.
AMBIENTE BRASIL. 2010. Programas e Projetos. Disponível em:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteud
o=/residuos/programas.html
CALDERONI, S. Os Milhões Perdidos no Lixo. 1° Edição. São Paulo:
Humanistas Editora, 2003.
BARROS, Carlos. Ciências, o meio ambiente. Ed. Reform. São Paulo: Atica,
2006.
BIODIESELBR. 2010. Reciclagem de óleo de cozinha. Disponível em:

http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/reciclagem-oleo-cozinha-10-07-07.htm

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