Proei na Semana em Movimento.
A DIVERSIDADE CULTURAL.......DANÇAS,CANTIGAS E CAPOEIRA.
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS DO PROEI.
Proei realizando Pesquisa Campo.
VALORIZAR OS SABERES DO CAMPO E FORTALECER A APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE DA ESCOLA "ANTÔNIO CORRÊA E SILVA.ESCOLA REMANESCENTE DE QUILOMBO.
Oficinas de Arte (Confecção de bonecas)
Realizada pela professora Rosileny Cândida e Monitora Lucilene - Moradora da comunidade
A origem da boneca é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na Pré-História. Elas passaram a ser vistas como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidades.
No entanto, as bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos, históricos e culturais importantes.
No entanto, as bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos, históricos e culturais importantes.
Oficina desenvolvida pela Professora Rosileny Cândida e Monitora Lucilene - Moradora da Comunidade.
A arte do barro
A cerâmica, ou a arte do barro, é uma manifestação artística que os seres humanos dos pontos mais distantes da Terra aprenderam a dominar há milhares de anos. A arte da cerâmica foi descoberta há 10.000 anos na Ásia Central e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul.
As pessoas fizeram objetos e figuras em cerâmica desde os tempos mais antigos. Muitos dos objetos que se modelam têm uma finalidade prática, uma utilidade: servem para guardar sementes e grãos, para transportar água, para cozinhar os alimentos no fogo e para muitas outras tarefas da vida cotidiana.
Confecção de Petecas.
Oficina desenvolvida pela professora Rosileny Cândida e Monitora Lucilene - Moradora da comunidade
Peteca Artesanal
A origem da peteca é cheia de nuanças como foram as origens de tantas outras modalidades. O implemento do jogo tem uma versão asiática – em Singapura, por exemplo –, onde se tornou muito popular como brincadeira infantil. Por outro lado, a peteca é um jogo tradicional de indígenas da região centro-sul do Brasil. Assim, alguns historiadores sugerem que a peteca já estava presente na cultura dos índios brasileiros, mesmo antes da chegada dos portugueses. Além disso, a peteca teria sido utilizada como recreação de crianças e moças brancas e negras durante o Brasil Colônia, se estendendo até a atualidade. Inicialmente era um brinquedo confeccionado artesanalmente com penas de aves domésticas, palha de milho e pequenas pedras e fazia parte do folclore mineiro
Cestinha com garrafa pet.
Confecção de Tiara
Pinturas em pano de prato e acabamento de crochê.
Proei-. Porta jóias com garrafa pet.
Proei-Porta lápis em EVA