PROJETO:
“RESGATE DE ALUNOS NO TEMPO INTEGRAL”
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
DIRETOR: Odair Nunes de Almeida
VICE – DIRETOR: Filomeno Gonçalves dos Santos ( Resp. pelo PROETI dos Anos iniciais 3º turno )
ESPECIALISTA: Eliane Gonçalves Santos Cardoso ( Resp. pelo PROETI dos Anos Finais 1º turno)
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: Raimunda Gomes Ferreira – Regente de Turma
Dayane Pereira Antunes – Regente de Turma
Leondina Magalhães Castilho – Regente de aula /Educ. Física
PROFESSORES DOS ANOS FINAIS: Ana Lúcia Carneiro Santos – Regente de Turma
Patrícia Maria dos Santos – Regente de Aula / Matemática
Marileide Soares David Mota - Regente de Aula/ Português
Thaisa Rodrigues de Matos – Regente de Aula/Educ. Física
COORDENADOR DO PROJETO NA ESCOLA: Filomeno Gonçalves dos Santos - 3º Turno
Eliane Gonçalves Santos - 1º Turno
1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Projeto: “Resgate de Alunos no Tempo Integral”
DADOS DA ESCOLA
Nome da Escola: Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva
Código da escola: 062464
Código do Educacenso: 31062464
Tipologia: R.O.4.5.B.2
Endereço: Povoado de alegre S/N – Distrito de Riacho da Cruz
Município: Januária – MG
Cep: 39480-000
Localização: Rural ( Comunidade de Remanescentes de Quilombos )
Site: www.eacsilva.com.br
Blog: Cantinho Pedagógico da Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva
MODALIDADES DE ENSINO MINISTRADO NA ESCOLA
- Ciclo Inicial da Alfabetização: (1) 1º ano (1) 2º ano (1) 3º ano
- Ciclo Complementar da Alfabetização: (1) 4º ano (1) 5º ano
- Anos Finais do Ensino Fundamental: (1) 6º ano (1) 7º ano (2) 8º ano (1) 9º ano
- Ensino Médio: (1) 1º ano (1) 2º ano (1) 3º ano
2 - IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
Não possui sala ociosa, e utiliza 02 salas emprestada pela comunidade escolar
Não possui quadra poliesportiva
Possui:
01 Mini Biblioteca
01 Refeitório
01 Laboratório de informática ( quantidade de computadores insuficiente )
01 Banheiro masculino ( quantidade insuficiente )
01 Banheiro feminino ( quantidade insuficiente )
3 - RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
· DIRETOR DA ESCOLA: Odair Nunes de Almeida
MASP: 604072-9 TELEFONE: 91997030 / 99535836
· COORDENADOR DO PROJETO:
- Filomeno Gonçalves dos Santos / Vice- Diretor – 3º Turno
MASP: 645574-5 TELEFONE: 98996220/ 92185007
- Eliane Gonçalves Santos / EEB – 1º turno
MASP:1.047.336-1 TELEFONE: 36228074
4 - INTRODUÇÃO
A Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva inserida em uma comunidade de Remanescentes de Quilombos e baseada no artigo 34 da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional / LDBN e Lei nº 19.481 de 12/01/2011 reiniciou o Projeto Educação em Tempo Integral para atender uma demanda de alunos na faixa etária dos 7 aos 17 anos, público este que no turno inverso ao da aula, ficam na maioria a disposição das adversidades e riscos das ruas, uma vez que a comunidade onde a escola está inserida fica a margem da BR 135 e não dispõe de uma área de lazer e de serviço básico de saúde e segurança. A escola tem sido o único ponto de referência da comunidade de Alegre. As famílias de nossos alunos são na maioria de baixa renda e muitas sobrevivem da lavoura, da pesca e de incentivos do governo como Bolsa Família. Na maioria o nível de escolaridade é baixo e com pouca bagagem cultural. As crianças têm na escola, o único espaço de integração, socialização e construção do conhecimento.
Inserida neste contexto, a escola busca formar cidadãos críticos, atuantes no meio em que vivem. Para isso, a escola conta com parcerias de diversos órgãos públicos e empresas, como por exemplo: Secretaria Municipal de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social; SENAR, SESC, SEBRAI.... Em busca de alternativas para suprir essa “carência” da comunidade, seja ela econômica ou social. Como os nossos alunos estão à mercê das “malandragens” da rua, sujeitos a caírem nas “armadilhas” das drogas e dos vícios da rua, a escola sentiu a necessidade do Projeto Educação em Tempo Integral para atendê-los em turno integral, oferecendo as refeições, diversas oficinas: recreativas, esportivas, artísticas, direitos humanos, promoção à saúde, reforço escolar,etc além de assegurar-lhes um espaço saudável de convivência e de crescimento, o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais, artísticas, esportivas ecriar oportunidades reais para que o aluno possa desenvolver-se como pessoa e cidadão.
Conhecedora da realidade acima descrita, a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva proporciona aos alunos um ambiente saudável para crescer, conviver e aprender, obtendo assim bom desempenho na aprendizagem; desenvolver atitudes, condutas de amizade, de respeito, de valorização à vida e preservação de suas origens como remanescentes de quilombos através das manifestações culturais e hábitos alimentares.
5 - JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, situada no Povoado de Alegre/ Remanescentes de Quilombos, Município de Januária – MG vem de encontro à perspectiva atual de educação para todos e busca construir um espaço em que a formação da cidadania e a valorização da diversidade estejam sempre presentes.
Diante da situação atual, tornam-se necessárias intervenções para solucionar os problemas encontrados. A execução do Projeto garantirá a permanência do aluno na escola no contra turno, tirando dele a ociosidade e oferecendo oportunidade da ampliação do aproveitamento escolar, participação em atividades culturais, artísticas e esportivas.
De acordo com o Art. 205 da Constituição Federal, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Esse artigo ampara o interesse da Instituição em estabelecer parcerias para a implementação do Projeto Educação em Tempo Integral.
Analisando ainda os parâmetros legais, a Lei nº 9.394/96, em seu art. 34 reforça que:
A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
§ 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (lei nº 8.069/90) estabelece também no art. 53 que: A criança e o adolescente têm direito á educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – direito de ser respeitado por seus educadores;
III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer ás instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
O ECA faz referência à necessidade de que, ao longo do processo educacional desenvolvido pela escola, sejam respeitados valores intrínsecos à pessoa humana, quando afirma no art.58 que:
No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às formas de cultura.
Na Resolução Nº 8 do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica/ Ministério da Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica define em seu art.7º. A Educação Escolar Quilombola rege-se nas suas práticas e ações político-pedagógicas pelos seguintes princípios:
I - direito à igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade;
II - direito à educação pública, gratuita e de qualidade;
III - respeito e reconhecimento da história e da cultura afro-brasileira como elementos estruturantes do processo civilizatório nacional;
IV - proteção das manifestações da cultura afro-brasileira;
V - valorização da diversidade étnico-racial;
VI - promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, credo, idade e quaisquer outras formas de discriminação;
VII - garantia dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e do controle social das comunidades quilombolas;
VIII - reconhecimento dos quilombolas como povos ou comunidades tradicionais;
XIX - conhecimento dos processos históricos de luta pela regularização dos territórios tradicionais dos povos quilombolas;
X - direito ao etnodesenvolvimento entendidocomo modelo de desenvolvimento alternativo que considera a participação das comunidades quilombolas, as suas tradições locais, o seu ponto de vista ecológico, a sustentabilidade e as suas formas de produção do trabalho e de vida;
XI - superação do racismo–institucional, ambiental, alimentar, entre outros –e a eliminação de toda e qualquer forma de preconceito e discriminação racial;
XII - respeito à diversidade religiosa, ambiental e sexual;
XV - superação de toda e qualquer prática de sexismo, machismo, homofobia, lesbofobia e transfobia;
XVI - reconhecimento e respeito da história dos quilombos, dos espaços e dos tempos nos quais as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos quilombolas aprendem e se educam;
XVII - direito dos estudantes, dos profissionais da educação e da comunidade de se apropriarem dos conhecimentos tradicionais e das formas de produção das comunidades quilombolas de modo a contribuir para o seu reconhecimento, valorização e continuidade;
XVIII - trabalho como princípio educativo das ações didático-pedagógicas da escola;
XIX - valorização das ações de cooperação e de solidariedade presentes na história das comunidades quilombolas, a fim de contribuir para o fortalecimento das redes de colaboração solidárias por elas construídas
Considerando esse contexto em que o aluno é sujeito de direitos a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva encontra embasamentos legais e sociais para modificar sua proposta de trabalho. Ao implantar a Educação de Tempo Integral, o que se pretende é desenvolver uma educação para a democracia, a participação do aluno como prática da cidadania e a construção de uma escola integrada à comunidade que seja espaço educativo de movimento, arte, cultura, aperfeiçoamento e lazer.
A prática pedagógica a ser desenvolvida nessa escola de tempo integral será aquela que terá como eixo central os pilares básicos em que se deve centrar a educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e aprender a ser.
Esperamos que no final do ano letivo, tenhamos elevado o nível de aprendizado do aluno. Nossa meta é que pelo menos 90% dos alunos tenham aprimorado suas competências nos aspectos: cultural, físico, social e cognitivo. Temos a convicção de que o projeto será alternativa para a redução dos índices de evasão e repetência, distorção idade/ano e defasagem de aprendizagem.
O Projeto será desenvolvido no horário contra - turno atendendo 02 turmas de alunos dos anos iniciais (2º ao 5º ano) e 03 turmas de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 8º ano). As turmas dos anos iniciais serão acompanhadas por 02 professores regentes de turma e 01 professor de educação física. As turmas dos anos finais serão acompanhadas por 01 professor regente de turma, 01 professor de português, 01 professor de matemática e 02 professores de educação física. Os professores do projeto deverão estar em constante contato com os professores regentes, dando suporte ao trabalho desenvolvido no horário regular.
6 - QUADRO INSTITUCIONAL
ESTRUTURA FÍSICA:
· 08 - Salas de aula de 35 m2 cada uma;
· 01 – Sala de Administração: Recepção, Diretoria, Secretaria com banheiro e sala de arquivo;
· 01 – Sala de Laboratório de Informática;
· 01 - Sala de Professores com banheiro;
· 01 - Sala de Supervisão;
· 01 – Mini Biblioteca;
· 01 - Banheiro masculino;
· 01 - Banheiro feminino;
· 01- Banheiro para deficiente físico;
· 01 - Banheiro para servidores;
· 01 - Cozinha com dispensa;
· 01 – Refeitório com palco;
· 01 - Pátio de lazer sem cobertura;
· 02 – Pomar;
· 01- Depósito de material de limpeza;
· 01- Área para esporte em chão batido;
· 01 Mini sala adaptada para sala de recurso/AEE
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA:
· 01 - Diretor;
· 01 - Vice – Diretor;
· 01 – Secretária;
· 01 - Assistente Técnico da Educação Básica;
· 01- Professora em Ajustamento Funcional atuando na Secretaria como aopio
· 07 - Auxiliar de Serviços da Educação Básica, sendo que 01 ASB encontra-se em Ajustamento Funcional
·
A Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva funciona em regime parcial com dois turnos, sendo: 1º turno: 7:00 às 11:20, com 07 turmas, sendo 05 turmas do ciclo e 02 do Projeto Educação Em Tempo Integral - Anos Finais , 3º turno: 12:40 às 17:00 com 10 turmas, sendo 05 turmas dos anos finais do ensino fundamental ( 6º,7º,8ºA/ 8º B e 9º Ano), 03 turmas do Ensino Médio(1º,2º,3º) e 02 do Projeto Educação Em Tempo Integral - Anos Iniciais.
7 - ABRANGÊNCIA
NÚMERO DE ALUNOS BENEFICIADOS PELO PROJETO
EDUCAÇÃO BÁSICA
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NÚMERO DE TURMAS
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NÚMERO DE ALUNOS
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TOTAL DE ALUNOS
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MANHÃ
|
TARDE
|
MANHÃ
|
TARDE
| ||
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
02
|
60
|
60
| ||
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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02
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23
|
56
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NÚMERO DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDO NO PROJETO = 10
SERVIDOR
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FUNÇÃO
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Odair Nunes de Almeida
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Diretor
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Filomeno Gonçalves Santos
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Vice – Diretor/ Coordenador do PROETI - 3º Turno
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Eliane Gonçalves Santos
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Especialista dos Anos Iniciais/ Coordenadora do PROETI- 1º Turno
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Dayana Pereira Antunes
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Regente de Turma
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Raimunda Gomes Ferreira
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Regente de Turma
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Leondina Magalhães Castilho
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Regente de aula /Educação Física
|
Ana Lúcia Carneiro Santos
|
Regente de Turma
|
Patrícia Maria dos Santos
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Regente de Aula / Matemática
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Marileide Soares David Mota
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Regente de Aula/ Português
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Thaísa Rodrigues de Matos
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Regente de Aula/Educação Física
|
Luciana Lopes Santos de Silva
|
Auxiliar de Serviços da Educação Básica
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OUTRAS PESSOAS DA COMUNIDADE ESCOLAR ENVOLVIDAS
- Mães da Comunidade e Estagiárias de Pedagogia e Letras
8 – PLANO DE AÇÃO
OBJETIVO GERAL
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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METAS
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TAREFAS/ATIVIDADES
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Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências sejam intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciadas visando a melhoria do desempenho escolar e desenvolvimento pessoal.
-Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências sejam intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciadas visando a melhoria do desempenho escolar e desenvolvimento pessoal.
-Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências sejam intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciadas visando a melhoria do desempenho escolar e desenvolvimento pessoal.
-Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências sejam intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciadas visando a melhoria do desempenho escolar e desenvolvimento pessoal.
- Trabalhar junto com a comunidade escolar, visando conscientizar-la quanto à importância de combater o mosquito Aeds aegypti;
-Realizar reuniões para avaliação e monitoramento do projeto;
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-Organizar as turmas segundo os critérios estabelecidos pela lei que oferta o projeto (Lei n° 19. 481, de 12/ 01/ 11.);
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-80% dos alunos do 2º ao 8º ano do Ensino Fundamental participando do projeto;
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-Estudo das Diretrizes para reestruturação do projeto;
- Reunião com pais de alunos selecionados para o projeto;
-Assinatura do termo de compromisso pelos pais autorizando a participação do filho no projeto;
-Aquisição de material de consumo e permanente para o desenvolvimento das atividades
|
-Redimensionar a estrutura escolar em seu espaço e tempo, ampliando o período de permanência do aluno na escola;
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-Reduzir em 90% o índice de
Reprovação, distorção idade/
série e defasagem de apren - dizagem;
|
-Elaboração do planejamento
das atividades;
- Aquisição de material de consumo e permanente para o desenvolvimento das atividades
-Organizar as salas de forma lúdica e alfabetizadora;
| |
-Realizar planejamento anual e semanal;
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-100% dos professores aptos a trabalhar de forma diversificada, eficiente e eficaz;
|
-Planejar projetos / oficinas utilizando a Matriz Curricular do PROETI, Cadernos da SEE/CEALE e Caderno de boas praticas do PROETI como material de apoio;
-Elaborar plano de aula diário, baseado na rotina semanal, utilizando metodologias e estratégias diversificadas;
| |
-Desenvolver oficinas com crianças e adolescentes de ambos os sexos, que na maioria, por serem carentes, muitas vezes são excluídos do lazer e da cultura;
-Reduzir os índices de reprovação, tendo em vista o aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos no contra turno;
-Reduzir os índices de reprovação, tendo em vista o aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos no contra– turno;
-Reduzir os índices de reprovação, tendo em vista o aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos no contra turno;
-Reduzir os índices de reprovação, tendo em vista o aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos no contra– turno;
-Fornecer informações sobre a dengue aos alunos e a comunidade;
-Eliminar possíveis criadouros do vetor da dengue;
-Diminuir a incidência da doença na comunidade;
- Organizar reuniões para verificar o desenvolvimento das oficinas;
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-Elevar, no mínimo 90% dos alunos que se encontram em condições de vulnerabilidades social, atendidos em suas necessidades individuais;
-100% dos alunos envolvidos no projeto com dificuldades em português e matemática, atendidos em suas necessidades individuais;
-100% dos alunos participando das oficinas de promoção à saúde: hábitos alimentares, higiene bucal e corporal;
-100% dos alunos participando das oficinas artísticas e culturais (artes cênicas, artes visuais, música e pintura);
-100% dos alunos participando das oficinas artísticas e culturais (artes cênicas, artes visuais, música e pintura);
-100% dos alunos participando das oficinas de recreação, de esporte e Lazer, educação socioambiental e sustentabilidade;
-100% dos alunos participando das oficinas de recreação, de esporte e Lazer, educação socioambiental e sustentabilidade;
-Combater no mínimo em 80% o mosquito Aeds aegypti na Comunidade de Alegre.
-100% dos professores envolvidos nas ações do projeto;
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-Promover dinâmicas, jogos, palestras, excursão;
-Selecionar variedades de gêneros textuais, materiais a serem utilizado; utilizar metodologias diversificadas no desenvolvimento das oficinas;
-Promover atividades que estimule os alunos na produção de textos coesos e coerentes;
-Promover jogos variados envolvendo as quatro operações, confeccionar jogos matemáticos, explorar da tabuada cantada e utilizar material concreto para desenvolvimento do raciocínio-lógico;
-Orientar os alunos quanto às atitudes ao se alimentar: mastigar bem os alimentos, comer devagar, utilizar de forma correta os talheres e pratos, não falar de boca cheia e conscientizá-los da importância de comer frutas, verduras e legumes, comer ovos, feijão, carne e tomar leite;
-Trabalhar aspectos que envolvem a formação da higiene pessoal nos alunos;
-Discutir com os alunos hábitos básicos de higiene, indispensáveis a saúde;
-Organizar trabalhos de pinturas, desenhos e artesanatos variados;
-Proporcionar atividades artísticas em que o aluno tenha oportunidade de expressar seus sentimentos;
-Utilizar material reciclável e sucatas para confecção de trabalhos artísticos livres;
-Confecção de instrumentos musicais;
-Buscar parceria com a família que saiba desenvolver trabalhos manuais e se disponibilize em ensinar para os alunos na escola;
-Organizar trabalhos de pinturas, desenhos e artesanatos variados;
-Desenvolver atividades artísticas em grupo, explorando a criatividade de cada um;
-Utilizar a música como forma de transmissão de valores;
-Elaborar atividades interdis- ciplinares promovendo as vivencia corporal através da diversificação esportiva;
-Desenvolver as habilidades sensório-motoras e a criatividade através de atividades recreativas.
-Trabalhar com jogos e solicitar que os alunos criem suas próprias regras;
-Realizar dinâmica que desenvolva a expressão corporal;
-Sensibilizar os alunos da importância de se praticar exercícios diários e promover momento de relaxamento;
-Realizar gincanas, campeona-tos e festivais de lutas, peteca, dança, entre outros com a participação de todos os alunos;
-Construir jogos e demais materiais com sucatas e materiais recicláveis, como perna de pau, boliche, pé de lata, telefone sem fio, horta suspensa e outros;
-Realizar jogos que promovam o desenvolvimento do cooperativismo, solidariedade, ética, entre outros;
–Promover bons hábitos alimentares e responsabilidade sobre o meio ambiente através da criação da horta escolar.
-Promover intercâmbio entre a comunidade local e a comunidade circunvizinha;
-Atividades educativas na sala de aula, apresentação teatral, visita do agente de saúde na comunidade, passeata de mobilização e multidão de limpeza na comunidade;
-Proporcionar momento para debate e troca de experiências;
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8 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES
|
MESES
| ||||||||||
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
| |
CONTRATAÇÃO DOS PROFESSORES
|
x
| ||||||||||
REUNIÃO COM OS PROFESSORES/DIREÇÃO/SUPERVISÃO
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
ELABORAÇÃO DO PROJETO E PLANEJAMENTO ANUAL
|
X
| ||||||||||
REUNIÃO DE PAIS
|
X
|
x
|
x
|
X
|
X
| ||||||
PLANEJAMENTO
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
| |
INÍCIO DO PROJETO
|
X
| ||||||||||
COMPRA DE MATERIAL DIDÁTICO, DE CONSUMO, PERMANENTE E MERENDA
|
X
|
x
| |||||||||
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROJETO
|
X
|
X
|
x
|
X
|
9 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Será verificado bimestralmente, se as ações estão sendo realizadas de acordo com o planejamento.
As especialistas da educação deverão estar em constante contato com os professores, planejando, orientando e verificando se os objetivos estão sendo alcançados. Será ela também a responsável por articular o intercâmbio entre os professores do projeto com os professores regentes das turmas envolvidas no turno regular. A avaliação dos alunos será feita por meio da observação dos hábitos e da aprendizagem dos mesmos, da análise dos registros em diários, portfólio, fichas de acompanhamento e outros.
9 – COMPOSIÇÃO CURRICULAR , GRADE HORÁRIA E CALENDÁRIO EM ANEXO
DIFICULDADES ENCONTRADAS:
1º Salas de aulas insuficientes;
2º Banheiros insuficientes;
3º Falta de um pátio coberto;
4º Falta de uma quadra coberta;
5º Biblioteca muito pequena;
6º Falta de uma sala de multimeios;
7º Falta de uma brinquedoteca;
8º Falta de um depósito amplo para material didático e pedagógico;
9º Falta de uma sala de música;
10º Falta de água tratada para uso humano;
11º Número de ASBs insuficientes a demanda de serviço;
12º Número de ATBs e EEBs insuficiente a demanda de serviço;
13º Escassez de professor apto em trabalhar com oficinas;
13º Falta de recurso financeiro para aquisição de material permanente .
BIBLIOGRAFIA
- LEI Nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (lei nº 8.069/90)
- Resolução Nº 8 do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica/ Ministério da Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola=
- OFÍCIO Nº 07/12 DA DIVEP/DIRE/S.R.E DE JANUÁRIA, Orientações referente ao Projeto Educação em Tempo Integral.
- DIETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJET EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 1º Semestre 2012.
- PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2º Semestre, julho/2012.
- CADERNO DE BOAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL,Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais 2010.
- PROPOSTA PEDAGÓGICA, Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva 2013
- Orientações para implantação do projeto – Operacionalização Janeiro 2013
ODAIR NUNES DE ALMEIDA – DIRETOR
FILOMENO GONÇALVES DOS SANTOS – VICE DIRETOR
ELIANE GONÇALVES SANTOS - E. E.B/
POVOADO DE ALEGRE, 05 DE MARÇO 2014
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