PROJETO DE XADREZ
“A ARTE DO XEQUE-MATE NA ESCOLA”
“Xadrez é a arte que expressa a beleza da lógica”
(Mikhail Botvinnik)
INTRODUÇÃO
O xadrez é utilizado na educação como instrumento multidisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como a abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, entre outras. Assim, o jogo de xadrez é um facilitador na aprendizagem do aluno para que se desenvolva sua capacidade de pensar, refletir, cooperar, na tomada de decisões, colaborando para trabalhar os bloqueios que apresentam em relação à disciplina. Segundo Dauverget (DAUVERGNE, 2000).
Com a prática dos jogos de xadrez, os discentes adquirem uma visão mais aprofundada do meio em que vivem, tem noção de socialização, lealdade, espírito crítico, competitividade e descobrem-se com um ser diferente do outro. O jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas em que se mova nenhuma peça do tabuleiro.
O valor do jogo como elemento educacional é um fator reconhecido e que não necessita ser mais discutido, embora deva ser sempre lembrado. É através do jogo que podemos estabelecer possibilidades muito variadas para incentivar o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões.
Nesse sentido a oferta de curso de xadrez na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, vem se somar e agregar valores. As características desse jogo, que também é ciência, esporte e arte, estão diretamente relacionadas à formulação de estratégias para solução de problemas e agregada a uma proposta pedagógica estruturada; visa, sobretudo, garantir a educação integral e de qualidade que tanto buscamos: desenvolvimento intelectual e psíquico dos alunos, fornecendo uma atividade sadia para a mente dos estudantes, dando-lhes uma agradável opção ativa.
JUSTIFICATIVA
O tema do xadrez é de extrema relevância no contexto educacional, pois promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como, raciocínio lógico, planejamento e tomada de decisões.
A implementação do projeto de Xadrez na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva contribui significativamente para a formação integral de alunos, estimulando não apenas o pensamento crítico, mas também, a disciplina e a paciência. Além disso, o xadrez é uma atividade inclusiva que pode ser adaptada a diferentes faixas etárias e níveis de habilidades, tornando-se uma ferramenta poderosa para professores que buscam diversificar suas abordagens pedagógicas.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a partir do jogo de xadrez, habilidades de concentração, atenção, cálculo, autodisciplina e, por consequência o raciocínio lógico matemático.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as peças e seus movimentos, regulamento do jogo; - Utilizar- se das respetivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisões;
Favorecer o desenvolvimento da intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, concentração e raciocínio lógico.
METODOLOGIA
O Projeto foi desenvolvido inicialmente com 36 alunos devidamente matriculados, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, com o apoio das professoras: Thaisa Rodrigues de Matos Mendonça (educação física) e Aldenice Alves Santos (geografia), professora em ajustamento funcional, sendo a monitora das aulas de xadrez em contra turno.
As aulas foram expositivas e dialogadas, com torneios de treinamento entre os alunos do módulo I e II (figura 1). Há, também, a utilização de computadores, que favoreceu a motivação dos alunos com a projeção de slides, tanto nas explicações das regras do jogo, estratégias básicas e a importância do xadrez no desenvolvimento pessoal.
Foram utilizados recursos materiais que possibilitaram a realização deste projeto, sendo estes: 10 Tabuleiros, 01 tabuleiro gigante de apresentação e computadores (laboratório de informática).
O cronograma da ação foi determinado conforme abaixo:
Nos meses de março: aulas teóricas com, histórico, objetivos, geometria básica e sobre tabuleiro, peças, regras, valores;
Fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto: prática do jogo de xadrez;
Setembro e outubro: Torneios.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se, que os alunos envolvidos no projeto, que inicialmente tiveram contanto no Ensino Fundamental, ao chegarem ao Ensino Médio tenham através deste, aumentado suas notas, ter mudado seu comportamento e quem sabe até seguir jogando xadrez, por todos os benefícios que o esporte traz.
Os resultados serão observados pelos professores da escola, que em analise deverão observar a evolução no quadro escolar apresentada pelos jovens. Podem- se classificar os resultados em dois campos: O qualitativo: Espera-se que o estudo e a prática do xadrez, contribuam para a formação psicopedagógica dos alunos na elaboração de conceitos matemática, pensamento crítico, desenvolvimento de concentração, criatividade, respeito e despertar o gosto e o interesse pela disciplina de Matemática. Que no final das atividades no mínimo 75% dos alunos envolvidos, consigam movimentar as peças corretamente durante uma jogada. Através de esta proposta ser possível proporcionar aos alunos que descubram suas competências e habilidades, desenvolvendo sua autoestima. O quantitativo: O projeto teve a participação de 36 alunos oriundo da rede estadual de ensino, matriculados regulares na escola. Ao longo do tempo teve a evasão de 20 alunos, permanecendo até a data de 26 de setembro com o total de 16 alunos.
CONCLUSÃO:
Acredita-se que o professor é um dos grandes responsáveis pelo processo formativo dos educandos e, para melhor utilizar recursos didáticos diferenciados em sua prática é necessário que o mesmo entenda a essência do jogo voltado para aprendizagem ao explorar o xadrez de forma mais lúdica e usufruir todas as suas possibilidades necessárias para o desenvolvimento cognitivo é o pensamento lógico matemático.
Sabe-se que o xadrez é um jogo que pode desenvolver habilidades com a ajuda para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno no meio escolar. Portanto observa-se por meio das referências bibliográficas e relatos de professores que o xadrez proporciona uma riqueza de conhecimento e aprendizagem para si mesma e a socialização do aluno, o que contribui de forma significativa para a formação dos educandos. Contudo, almeja-se que exista a necessidade de uma parceria com mais incentivos entre: escola, professores, alunos e pais.
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