" A NOSSA ESCOLA REALMENTE FAZ A DIFERENÇA "

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Projeto: WEB TV Quilombola

 

Projeto da E.E Antônio Corrêa e Silva

WEB TV Quilombola

(O aluno como agente produtor de informação)


Em 2019 demos início em nossa escola ao projeto da WEB TV Quilombola proposto pela NTE da SRE de Januária. Criou-se então, um canal no YouTube que funciona como uma WEB TV. Com programas gravados e editados pelos alunos, como exemplo o Web Jornal, o programa de entrevistas e documentários. Tendo assim, uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas.

O trabalho com Web TV na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. Permite, ainda, situações reais de leitura e escrita, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta.
Esse tipo de atividade também pode suprir a necessidade dos alunos por novidades, ao gerar diferentes fontes de conhecimento, além de ser uma possibilidade de conhecer melhor a realidade escolar e vivenciá-la de uma forma mais dinâmica.

Nossos alunos são nativos digitais, já nasceram em uma época em que a tecnologia é integrada ao dia a dia de cada um deles.

Defendemos que a utilização efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) disponíveis aumenta notavelmente o engajamento dos alunos nas atividades escolares.

PÚBLICO-ALVO: Este projeto é desenvolvido pelos alunos da E. E. Antônio Corrêa Silva, e tem publicidade através do canal do YouTube: https://youtube.com/channel/UC9tCE4SxN9O6HqHJCiopUrw


https://www.instagram.com/webtv.quilombola/ (Instagram)



OBJETIVOS:


  • Aluno vivenciar e ser produtor de informação;

  • Ampliar a reflexão sobre informação e meios de comunicação;

  • Exercitar as especificidades da linguagem audiovisual;

  • Incentivar a produção de textos informativos;

  • Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.

  • Manusear com autonomia os programas e equipamentos utilizados;

  • Incentivar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo educacional.


RECURSOS TÉCNICOS NECESSÁRIOS:



JÁ TEMOS*:


  • 1 Chroma Key;

  • 1 Microfone lapela com fio;

  • 2 Microfones lapelas sem fio – Boya;

  • Tripé Câmera Profissional Canon 1,80 Mts + Suporte Celular (para gravação tanto em campo quanto no Estúdio);

  • Carregador portátil (de bateria);

  • 1 Tripé Ring Light Iluminador;

  • 1 Tripé pescoço de girafa

  • 1 Chroma Key com suporte

  • 2 Sombrinhas com suporte;

  • 1 Câmera fotográfica digital (com cabo para descarregar as fotos).

  • 1 Notebook para redação de roteiros, e para servir de Teleprompter no Estúdio;

  • 1 Celular Smartfone – Baixa Resolução (para gravar vídeos e editar os conteúdos produzidos);

  • 6 Pilhas alcalinas recarregáveis com carregador;

  • 4 Lâmpadas de iluminação profissionais (para colocar nas sombrinhas);

  • 2 Microfones com fio adaptável em celular

  • 2 microfones (recarregáveis) lapela sem fio pra telefone -Tipo C



* Recursos adquiridos de 2019 para 2023



PRECISAMOS:


  • 1 Extensão de aproximadamente 3 metros ou mais;

  • Cabo Adaptador P3 Macho para 2 P2 Fêmea – Fone e Microfone para Headset

  • Refletor

  • Bastão Pau Selfie Tripe Controle Bluetooth Retrátil Celular

  • 1 Celular Smartfone com memória boa e de alta resolução (para gravar e editar vídeos de qualidade);



PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word), Nano Teleprompter e CapCut




O foco está na realização de produções com
tecnologias acessíveis, de forma colaborativa, a fim de que os participantes aprendam a técnica, mas também apreendam valores e conhecimentos para exercitar a linguagem do telejornalismo em diferentes situações. Trata-se também de um exercício de cidadania.



Atualizado em: Outubro/2024



Anexos


1ª Reunião para iniciar o projeto da Web TV - 2019



Encontros para treinos, gravações e preparo para campo











 Visita na Rádio Alternativa e TV Norte











Gravação de matérias - em campo








































































































quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Atividade de Leitura

 Atividade de português com a professora Luciana.

Alunos lendo livro de forma coletiva na Rádio Teca.

"A leitura é o passaporte para a sabedoria".
Zacarias Menezes.





“A ARTE DO XEQUE-MATE NA ESCOLA”

 PROJETO DE XADREZ


A ARTE DO XEQUE-MATE NA ESCOLA”


Xadrez é a arte que expressa a beleza da lógica”


(Mikhail Botvinnik)



INTRODUÇÃO


O xadrez é utilizado na educação como instrumento multidisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como a abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, entre outras. Assim, o jogo de xadrez é um facilitador na aprendizagem do aluno para que se desenvolva sua capacidade de pensar, refletir, cooperar, na tomada de decisões, colaborando para trabalhar os bloqueios que apresentam em relação à disciplina. Segundo  Dauverget (DAUVERGNE, 2000).

Com a prática dos jogos de xadrez, os discentes adquirem uma visão mais aprofundada do meio em que vivem, tem noção de socialização, lealdade, espírito crítico, competitividade e descobrem-se com um ser diferente do outro. O jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas em que se mova nenhuma peça do tabuleiro.

O valor do jogo como elemento educacional é um fator reconhecido e que não necessita ser mais discutido, embora deva ser sempre lembrado. É através do jogo que podemos estabelecer possibilidades muito variadas para incentivar o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões.

Nesse sentido a oferta de curso de xadrez na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, vem se somar e agregar valores. As características desse jogo, que também é ciência, esporte e arte, estão diretamente relacionadas à formulação de estratégias para solução de problemas e agregada a uma proposta pedagógica estruturada; visa, sobretudo, garantir a educação integral e de qualidade que tanto buscamos: desenvolvimento intelectual e psíquico dos alunos, fornecendo uma atividade sadia para a mente dos estudantes, dando-lhes uma agradável opção ativa.


JUSTIFICATIVA


O tema do xadrez é de extrema relevância no contexto educacional, pois promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como, raciocínio lógico, planejamento e tomada de decisões.

A implementação do projeto de Xadrez na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva contribui significativamente para a formação integral de alunos, estimulando não apenas o pensamento crítico, mas também, a disciplina e a paciência. Além disso, o xadrez é uma atividade inclusiva que pode ser adaptada a diferentes faixas etárias e níveis de habilidades, tornando-se uma ferramenta poderosa para professores que buscam diversificar suas abordagens pedagógicas.


OBJETIVOS:


OBJETIVO GERAL


  • Desenvolver a partir do jogo de xadrez, habilidades de concentração, atenção, cálculo, autodisciplina e, por consequência o raciocínio lógico matemático.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Identificar as peças e seus movimentos, regulamento do jogo; - Utilizar- se das respetivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;

  • Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisões;

  • Favorecer o desenvolvimento da intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, concentração e raciocínio lógico.


METODOLOGIA


O Projeto foi desenvolvido inicialmente com 36 alunos devidamente matriculados, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, com o apoio das professoras: Thaisa Rodrigues de Matos Mendonça (educação física) e Aldenice Alves Santos (geografia), professora em ajustamento funcional, sendo a monitora das aulas de xadrez em contra turno.

As aulas foram expositivas e dialogadas, com torneios de treinamento entre os alunos do módulo I e II (figura 1). Há, também, a utilização de computadores, que favoreceu a motivação dos alunos com a projeção de slides, tanto nas explicações das regras do jogo, estratégias básicas e a importância do xadrez no desenvolvimento pessoal.



Inicio das aulas de xadrez – Março 2024


Foram utilizados recursos materiais que possibilitaram a realização deste projeto, sendo estes: 10 Tabuleiros, 01 tabuleiro gigante de apresentação e computadores (laboratório de informática).

O cronograma da ação foi determinado conforme abaixo:

  • Nos meses de março: aulas teóricas com, histórico, objetivos, geometria básica e sobre tabuleiro, peças, regras, valores;

  • Fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto: prática do jogo de xadrez;

  • Setembro e outubro: Torneios.


RESULTADOS ESPERADOS


Espera-se, que os alunos envolvidos no projeto, que inicialmente tiveram contanto no Ensino Fundamental, ao chegarem ao Ensino Médio tenham através deste, aumentado suas notas, ter mudado seu comportamento e quem sabe até seguir jogando xadrez, por todos os benefícios que o esporte traz.

Os resultados serão observados pelos professores da escola, que em analise deverão observar a evolução no quadro escolar apresentada pelos jovens. Podem- se classificar os resultados em dois campos: O qualitativo: Espera-se que o estudo e a prática do xadrez, contribuam para a formação psicopedagógica dos alunos na elaboração de conceitos matemática, pensamento crítico, desenvolvimento de concentração, criatividade, respeito e despertar o gosto e o interesse pela disciplina de Matemática. Que no final das atividades no mínimo 75% dos alunos envolvidos, consigam movimentar as peças corretamente durante uma jogada. Através de esta proposta ser possível proporcionar aos alunos que descubram suas competências e habilidades, desenvolvendo sua autoestima. O quantitativo: O projeto teve a participação de 36 alunos oriundo da rede estadual de ensino, matriculados regulares na escola. Ao longo do tempo teve a evasão de 20 alunos, permanecendo até a data de 26 de setembro com o total de 16 alunos.


CONCLUSÃO:


Acredita-se que o professor é um dos grandes responsáveis pelo processo formativo dos educandos e, para melhor utilizar recursos didáticos diferenciados em sua prática é necessário que o mesmo entenda a essência do jogo voltado para aprendizagem ao explorar o xadrez de forma mais lúdica e usufruir todas as suas possibilidades necessárias para o desenvolvimento cognitivo é o pensamento lógico matemático.

Sabe-se que o xadrez é um jogo que pode desenvolver habilidades com a ajuda para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno no meio escolar. Portanto observa-se por meio das referências bibliográficas e relatos de professores que o xadrez proporciona uma riqueza de conhecimento e aprendizagem para si mesma e a socialização do aluno, o que contribui de forma significativa para a formação dos educandos. Contudo, almeja-se que exista a necessidade de uma parceria com mais incentivos entre: escola, professores, alunos e pais.

ANEXOS

















































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