segunda-feira, 15 de junho de 2015

PLANO DE AÇÃO - EDUCAÇÃO INTEGRAL


 DOCENTES:ADÉLIA DOS SANTOS DIAS  E RAIMUNDA GOMES COORDENADORA: ODILÉIA BATISTA FERREIRA GESTOR : Odair Nunes de Almeida
  POVOADO DO ALEGRE JUNHO DE 2015




 JUSTIFICATIVA
  
A proposta deste plano de ação surgiu deste  com o desejo  de possibilitar aos alunos o conhecimento de sua historia, fortalecendo sua identidade e tornando assim as aulas mais significativas o que gera uma aprendizagem mais eficiente contextualizando a realidade local
Abordar a Educação Integral a partir da ampliação de espaços, tempos e oportunidades educativas, na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva e fora dela, implica um compromisso com a educação pública, gratuita e sistêmica para que cumpra com sua função social, transmitindo às novas gerações os conhecimentos historicamente acumulados, propiciando-as conhecer o mundo em que vivem e compreender as suas contradições. Que desvele o passado histórico e, considerando o presente real, promova a construção de um futuro social mais justo e melhor para todos. Uma educação como prática da liberdade, transformadora e crítica.
  Considerando as Legislações vigentes ,documento orientador  da Educação Integral da Secretaria Estadual da Educação de MG e o programa Mais Educação.
Faz necessário  o desenvolvimento de um plano de ação  voltada para Alfabetização e Letramento,Segurança Alimentar Nutricional, de forma  lúdica, para o desenvolvimento do ser humano em uma perspectiva social, criativa cultural e histórica.


OBJETIVO GERAL:
 Promover a alfabetização e letramento de maneira significativa e lúdica. - Oferecer condições para que a criança adquira o gosto pela leitura e escrita a partir de textos com relatos e contos de sua historia, clássicos literários desenvolvendo assim personalidade afetiva , autonomia e critica, a fim de compreender e fazer-se compreender em nossa sociedade.

  OBJETIVO GERAL DAS OFICINAS
 Desenvolver atitudes  e procedimentos que os leitores assíduos adquirem a partir da prática.

Reproduzir através de desenhos as histórias ( produção e reprodução de histórias ) –
 Dramatizar (encenar as histórias contadas); -
Desenvolver o senso crítico; -
Expressar-se oralmente com clareza, objetividade e postura;
- Transformar-se em atores e autores de suas histórias;
- Distinguir os diversos temas das histórias para saber diferenciar um conto de uma fábula uma aventura, um drama;
 - Identificar os personagens .
- Incentivar a criatividade e a expressividade
Propiciar o contato do alunos com diversos gêneros textuais
Possibilitar aos alunos da Educação Integral compartilhar idéias de autores da literatura universal e em especial a literatura brasileira.
Resgatar cultura local ( História,contos populares, músicas ,reisados e tradições ribeirinhas )
Conhecer histórias e músicas de artistas do municípios e comunidade local

Despertar o gosto pelo leitura e atividades lúdicas  principalmente a reciclagem do lixo partindo de gênero

Orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a conviver com práticas reais de leitura e de escritas textual .

Favorecer o desenvolvimento da auto estima de ações solidarias  para a promoção da saúde.

Favorecer aquisição de saberes voltado para promoção, manutenção da saúde e sustentabilidade.

Favorecer a compreensão da concepção da saúde,como produto da interação entre os aspectos físicos, psíquicos,sócios  culturais e ambientais,determinante da qualidade de vida. 













                                                              CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS NAS OFICINA  DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 1ª OFICINA RECICLAGEM DO LIXO

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

RECURSOS MATERIAIS

Alfabetização e Letramento

Livro :Autora Ruth Rocha
O  Menino  Que Quase Morreu Afogado no lixo




*Leitura deleite
*Relacionar os nomes  do lixo que aparece no vídeo e sua durabilidade.
*Dia da almofada
*Montagem do tapete com tecidos de roupas usadas,para momento de leitura.(reciclagem do lixo )
*Conversa informal sobre o medo ,relacionar o tipo do medo do aluno montar mural .
*Texto completar  Vinicius de Morais  “As Borboletas”.
*Trabalhar texto fatiado
*Biografia do autor, Vinicius de Morais
*Trabalhar a mistura das cores
*Ornamentação do cartaz com o texto e ilustrar com borboletas coloridas.
*Desenho livre voltado para o
 O Menino Que Quase Morreu Afogado no Lixo.
*Montagem de cartazes com os desenhos dos alunos.
*Reciclagem de lixo( montagem de peças artesanais (utilizando o lixo)
Tesoura grande
Tesoura pequena
Cola cascorez
Folhas  chamex
Coleção de lápis
Tecidos usados
Retalhos de tecidos
Tinta guache
Cartolina
Chambril
Spray ,balão,papel crepom
Cola quente
Quadro negro
Pistola
Refil de cola quente
Cola instantânea
Eva colorido
Garrafa pet
 Tesoura de picotar
Papel de presente
Balão número 9
Livros literário
DURABILIDADE DA OFICINA
08\06 A 16/07

SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL

Momento de limpeza do espaço escolar(lavar as salas, montagem de regras juntamente com os alunos para manter a sala  e banheiro limpo)
Produzir o álcool 70
Relacionar os produtos alimentícios usado pelo menino
Analisar a pirâmide alimentar e comparar o que faz bem e o que faz mau para esse menino
Montar gráficos dos produtos o que faz bem e o que faz mau para saúde
Montar caderno de receitas com alimentos saudáveis.
Montar horta escolar na garrafa pet
Garrafa de suco (reciclável)
Pote de manteiga
Rótulos de  guloseimas
Caixa de pizza(reciclável)
Produtos de limpeza
Plástico colorido colante
Álcool 70
Cadernos pequenos capa dura
E.V.A coloriodo
Papel atoalhado


2ª OFICINA 2- MEIO AMBIENTE
Livro: Uma História de Amor da Autora Regina Colli Renno






PERÍODO DE 03/08/15 A 30/09/15














Período :01/10 a30/10/15


























3ª OFICINA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL
TEMA;

EDUCAÇÃO RACIAL QUILOMBOLA  E ESCOLA DO CAMPO













4ª oficina

NATAL



História muda seqüenciada

Montagem de um livro mudando o final da história e a ilustração
Textos complementares sobre o Rio São Francisco
Repasse de vídeos  que conta a história do rio
Vídeo  (Oporá)
Convidar  um pescador para contar a história do Rio são Francisco.
Trabalhar a cultura popular da comunidade do alegre .( pesquisa de campo para levantamento de dados , entrevistas , atividades relacionada ao assunto)
Inserir nas aulas músicas voltada para o Rio São Francisco.( biografia dos autores como Jorge Silva , Zanone e outros
Trabalhar as comidas típicas regionais
Inovando o cardápio dentro da alimentação alternativa com os produtos alimentícios mais usados na comunidade
Levantar dados sobre danças utilizadas pelos quilombolas do Alegre.Bem como  os hábitos alimentares.
Montar livro de receita com pesquisa dos alunos.
Criar livro com a pesquisa de campo dos alunos  bem como pesquisar palavras diferentes e criar o dicionário com seus significados.   com  a linguagem local.
Resgatar o reis da cigana com meninas e instrumentos  artesanais para os meninos tocarem como pandeiro, chocalho instrumento com o coco.
Resgatar peças antigas e montar um espaço na escola para apreciação das peças.













Trabalhar a história local da comunidade.
Levantar dados e registrar sobre os costumes antigos
Buscar a copia dos reisados local, de Danças como  a lundu a contradança os samba de reis
Resgatar as músicas cantadas ou que fizeram sucessos nos anos vividos pelos ancestrais
Montar pasta com músicas antigas para o coral,trabalhar a as letras das músicas,bem como melodia.
Resgatar imagens Instrumentos usados pelos mesmos pesquisar nomes dos mesmo
Montar linha de tempo com as mudanças
Entrevistas com moradora s locais
Resgatar imagens de movimentos dos moradores antigos .
Criar um dicionário com palavras e significados usadas pelo moradores antigo do povoado do alegre.



Cartinha para o Papai Noel com o pedido do presente
Atividades relacionada assunto
Relacionar os produtos de sexta básica
Montar sexta básica doar para uma família carente da comunidade
Trabalhar texto relacionado a confraternização com amigos
Fazer amigo oculto com alunos e professores e coordenadores
Ornamentar o espaço para confraternização.
Confraternização








Coleção de lápis
Pincel fino cores  cores variadas

D.V.D






















Tecido para fazer os vestidos de chita

Cadernos pequeno capa dura para o dicionário


Quadro para fotos











































Gliter
Spray dourado e prateado
Cola tesoura
Papeis variados























AVALIAÇÃO


Nesse contexto,será uma avaliação processual e contínua acompanhada individualmente observando a dificuldade do discente  ,compreender o significado da oficina pedagógica como dispositivo de formação de formadores,Bem como promover aprendizagens mais significativas e extrapolar a dimensão de procedimentos que deverão ser adotados nos momentos formativos, apontando para a criação de um espaço de construção de atividades de forma dinâmica e prazerosa tanto na alfabetização quanto na segurança alimentar nutricional..












METAS:






Esperamos que no final de 2015 com as  oficinas trabalhadas o descrédito da comunidade em relação à Escola Educação de Tempo Integral possa ser vista com olhar positivo.
E que os alunos nela inseridos possam de uma forma lúdica e prazerosa possa sanar suas dificuldade em relação aos níveis das escrita, bem como a leitura e compreender o valor de uma alimentação saudável e que sejam multiplicadores das ações desenvolvidas.











Nenhum comentário:

Mapa

Arquivo da Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva

Visualizações de páginas da semana passada

Destaque

Visita de Professores e Acadêmicos da UFVJM em Nossa Escola

Visita da UFVJM Campus Janaúba na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva - Experimentos demonstrativos e participativos nas áreas de química...