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sexta-feira, 6 de junho de 2025

1º Visita Técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu -2025

 

PLANO DE AÇÃO
VISITA TÉCNICA ÀS CAVERNAS DO
PARQUE NACIONAL DO PERUAÇU
Januária, 03 de junho de 2025
1. IDENTIFICAÇÃO
EVENTO: Visita técnica visando observação do meio ambiente como flora e fauna; Estudo sobre a evolução humana na pré-história; Construção do Espaço geográfico; Formação geológica do local.
LOCAL: Fabião – Cavernas do Peruaçu – Divisa entre os municípios de Januária, MG e Itacarambi, MG.
DATA: 06 de Junho de 2025.
HORÁRIO: Saída as 7 horas, retorno às 16 horas.
TURMAS/PARTICIPANTES: Alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, Lideres de turmas do 6º ao 9º anos e Web TV Quilombola.
RESPONSÁVEIS PELO ACOMPANHAMENTO: Odair Nunes de Almeida, Carlos Alberto
Moreira, Ricardo Alves de Oliveira, Wagner Martins Lopes e Noemi Ferreira de Santana Costa.

2. OBJETIVOS
Explorar os ecossistemas do parque, que abrange os biomas Cerrado e Caatinga, para identificar e estudar a diversidade de flora e fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o lobo Guará e a jaguatirica. Observar as interações entre os diferentes habitats, como matas de galeria e formações cársticas, para entender os processos ecológicos que sustentam essa biodiversidade.
Analisar os sítios arqueológicos presentes no parque, como a Lapa do Boquete e a Lapa dos Desenhos, que abrigam pinturas rupestres com até 9 mil anos de idade. Estudar os vestígios de ocupações humanas pré-históricas para compreender as práticas culturais, sociais e espirituais dos antigos habitantes da região.
Investigar as formações geológicas do parque, como a Gruta do Janelão, que possui a maior estalactite conhecida, a "Perna da Bailarina", com 28 metros de comprimento. Estudar os processos de formação das cavernas e a influência do relevo cárstico na hidrografia local, especialmente o papel do rio Peruaçu na modelagem da paisagem.

3. JUSTIFICATIVA
A realização de uma visita técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu com os estudantes líderes de turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio tem como principal finalidade promover uma vivência educativa, interdisciplinar e formativa, fortalecendo o protagonismo juvenil, a consciência ambiental e o sentimento de pertencimento ao patrimônio natural e cultural brasileiro.
O Parque, localizado no norte de Minas Gerais, é uma unidade de conservação de extrema relevância ambiental, histórica e geográfica, abrigando ecossistemas de Cerrado e Caatinga, rica biodiversidade, além de sítios arqueológicos com pinturas rupestres milenares e formações geológicas únicas. Dessa forma, a visita proporcionará aos estudantes a oportunidade de relacionar conteúdos teóricos estudados em sala de aula com a realidade do território, favorecendo aprendizagens significativas nas áreas de Ciências da Natureza, Geografia, História e Educação Ambiental.
Além disso, como representantes e líderes de suas turmas, os estudantes serão multiplicadores das experiências vivenciadas, compartilhando saberes, incentivando práticas
sustentáveis e valorizando o patrimônio histórico-cultural em suas comunidades escolares. A visita técnica também fortalece valores como o respeito à diversidade biológica e cultural, a responsabilidade social e a cidadania ativa, pilares fundamentais na formação de sujeitos críticos e comprometidos com a construção de um futuro sustentável.
Do ponto de vista técnico pedagógico, a atividade propicia:
A aplicação prática de conceitos geológicos, ecológicos e históricos em ambiente
natural;
A investigação de processos geomorfológicos, ecológicos e de ocupação humana do
território;
O estímulo ao protagonismo juvenil, com foco na educação ambiental crítica e na
conservação do patrimônio.
Portanto, esta atividade se configura como uma rica oportunidade pedagógica socioeducativa,
coerente com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os objetivos da
educação contemporânea voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes.

4. METODOLOGIA
Os projeto será desenvolvidos em três etapas:
A visita técnica será desenvolvida em três etapas complementares, com foco em promover uma experiência educativa, reflexiva e multiplicadora. A seguir, detalham-se as ações de cada fase:

1ª Etapa – Sensibilização e Preparação
Objetivo: Preparar os estudantes para a vivência de campo, despertando o interesse, promovendo o conhecimento prévio e organizando os aspectos logísticos e pedagógicos da visita.
Atividades:
Apresentação do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu: localização geográfica,
relevância ambiental, arqueológica e cultural.
Estudo orientado sobre os biomas presentes (Cerrado e Caatinga), a biodiversidade, as
formações geológicas e os sítios arqueológicos.
Roda de conversa sobre o papel das Unidades de Conservação e a importância da
preservação do patrimônio natural e histórico.
Definição das expectativas e objetivos da visita técnica com os estudantes líderes.
Orientações práticas: conduta ambiental, segurança, uso de equipamentos adequados e
registro das observações.

2ª Etapa – Visita Técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Objetivo: Vivenciar, observar e registrar os elementos naturais, históricos, sociais e geográficos do parque, articulando teoria e prática.
Atividades:
Trilhas monitoradas por guias ambientais e educadores, com observação de formações rochosas, cavernas, estalactites e estalagmites, além da vegetação e fauna locais.
Visita aos sítios arqueológicos com pinturas rupestres, acompanhada de mediação sobre a ocupação humana pré-histórica na região.
Registros escritos, fotográficos e audiovisuais das observações.
Dinâmicas de grupo e rodas de diálogo durante o percurso, estimulando a percepção
crítica e interdisciplinar.
Realização de atividades de campo previamente planejadas (coleta de dados geográficos, esboços, mapas mentais ou entrevistas com guias).

3ª Etapa – Pós-visita e Socialização
Objetivo: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e disseminar as aprendizagens para a comunidade escolar.
Atividades:
Produção de relatórios, painéis, vídeos ou apresentações digitais pelos estudantes, destacando os principais aprendizados e reflexões.
Organização de uma mostra científica ou cultural na escola, com a exposição das produções dos alunos.
Compartilhamento das experiências nas turmas de origem, incentivando práticas de educação ambiental e valorização do patrimônio.
Oficinas de composteiras caseira visando orgânico para o plantio de sementes de hortícolas.
Avaliação coletiva da experiência (autoavaliação, avaliação em grupo e avaliação dos
objetivos da visita).

5. RECURSOS NECESSÁRIOS
Transporte;
Lista de participantes e autorizações assinadas;
Materiais de anotação (cadernos e canetas);
Aparelhos para registros, câmeras e smartphones para fotos (Web TV Quilombola).

6. CRONOGRAMA

HORÁRIO ATIVIDADE RESPONSÁVEL
7h Concentração e saída da escola                             Odair
8:20h Chegada ao Parque Nacional das Cavernas do
Peruaçu
                    Equipe da EEACS
8:30h – 16h Participação dos estudante e educadores na trilha                     Equipe da EEACS
16 h Retorno                     Equipe da EEACS


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